O Fluminense Football Club e a VideVerde Compostagem estão juntas desde dezembro de 2013 em uma parceria forte e duradoura. A proposta deste trabalho conjunto se deve a ação pioneira do clube em zerar suas emissões de carbono e assim, passa a ser fundamental que a coleta de todo resíduo orgânico do clube seja direcionada a um sistema de compostagem, não emitindo gases efeito estufa.

A VideVerde Compostagem é a primeira empresa de compostagem licenciada pelo INEA, com uma unidade em Cachoeiras de Macacu e outra em Magé. Os serviços incluem treinamento para os colaboradores envolvidos na operação de segregação, fornecimento dos coletores específicos, transporte dos resíduos orgânicos até as unidades de compostagem e controle de todas as etapas do processo, garantindo a geração de um adubo orgânico de alta qualidade que, hoje em dia, também é usado para o cultivo de alimentos orgânicos. A VideVerde tem como ideal transformar o resíduo orgânico em fonte de vida.

 
 
 

O trabalho firmado no fim de 2013 deu inicio ao sistema de coleta de resíduos orgânicos na sede social do Fluminense F.C. com a coleta pela VideVerde da poda do gramado do campo de futebol assim como dos bares e restaurantes . Posteriormente, foi adicionado o sistema de coleta às podas dos campos de futebol do Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras, em Xerém, e finalmente o resíduo orgânico oriundo do refeitório do CTVL. Hoje podemos dizer que todo o resíduo orgânico do Fluminense Football Club não emite gases efeito estufa e é transformado em composto orgânico, dando retorno a natureza como reflorestamento. São recolhidos mensalmente cerca de 5 toneladas de resíduo orgânico nas unidades de Laranjeiras e Xerém, além de 30m³ de vegetação em Xerém.