(Foto: Marcelo Gonçalves/FFC)

A Fifa anunciou neste domingo, de forma oficial, o formato de disputa e os critérios de classificação para o Mundial de 2025, com 32 participantes. No que diz respeito à América do Sul, são seis vagas. Três times já estão garantidos. Casos do Fluminense, Flamengo e Palmeiras, campeões em 2023, 2022 e 2021, respectivamente. Há ainda dois argentinos praticamente confirmados. Casos do Boca Juniors e River Plate.

Isso por conta do ranking. Além do campeão de 2024, haverá duas vagas para os clubes melhores colocados no ranking da Conmebol e a dupla argentina puxa a fila.

 
 
 

O Boca, mesmo fora da Libertadores em 2024, dificilmente será ultrapassado. Tem 71 pontos. O River vem atrás com 64. Terceiro colocado, o Olimpia (PAR) é mais um que não se classificou para jogar a competição mais importante da América do Sul no próximo ano. Em quarto vem o Nacional (URU).

Caso Fluminense, Flamengo, Palmeiras ou River vençam a Libertadores em 2024, mais uma vaga irá para o ranking. Neste caso, o Olimpia pode se beneficiar. O Nacional também pode, mas terá de somar muitos pontos. Para termos de ranking, os clubes somarão três pontos por vitória e um por empate, como nos jogos, além de três por classificação a cada fase desde os grupos.

Veja abaixo como está o ranking sul-americano que poderá valer vaga no Mundial de 2025: