Fred foi o principal nome da conquista do tetra; ele foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2012 com 20 gols (Foto: Wallace Teixeira - Photocamera)

A Rede Globo vai reexibir, no domingo, às 16h, o jogo no qual o Fluminense bateu o Palmeiras por 3 a 2, em Presidente Prudente, e se tornou o campeão brasileiro de 2012. Veja aqui alguns números e curiosidades da conquista do tetracampeonato levantadas pelo jornal Lance:

O Fluminense levantou a taça com três rodadas de antecedência. Ao todo, foram 77 pontos conquistados, com 22 vitórias, 11 empates e cinco derrotas. Com 61 gols marcados e 33 sofridos.

O grande nome daquele Fluminense foi o atacante Fred. Artilheiro do Brasileirão em 2012, o centroavante marcou 20 gols.

O Fluminense perdeu apenas um clássico naquele Brasileiro, para o Vasco, na última rodada da competição, mas já havia vencido no primeiro turno. Além disso, ganhou duas vezes do Flamengo e teve um empate e uma vitória com o Botafogo.

A maior vitória daquele campeonato foi um 4 a 0 contra o Bahia, em casa. Outros placares mais elásticos foram contra a Portuguesa (SP) e o Atlético-GO.

Aquele elenco comandado por Abel Braga tinha os goleiros Ricardo Berna, Kléver, Diego Cavalieri. Os defensores eram Bruno, Leandro Euzébio, Digão, Anderson, Thiago Carleto, Wellington Carvalho, Rafinha, Igor Julião, Gum, Carlinhos, Elivelton, Wallace, Fernando Neto, Danilo e Márcio Rozário. No meio, Edinho, Thiafgo Neves, Valencia, Wagner, Jean, Higor Leite, Fábio Braga, Eduardo Teixeira, Willian, Diguinho, Lanzini, Deco, Lucas Patinho e Caio Barbosa. No ataque, Wellington Nem, Fred, Marcos Júnior, Samuel, Rafael Sóbis, Michael, Biro-Biro e Matheus Carvalho.

Os principais jogadores daquela equipe eram o goleiro Diego Cavalieri, os zagueiros Gum e Leandro Euzébio, o volante Diguinho, os meias Deco e Thiago Neves e os atacantes Wellington Nem e Fred.

Os jogadores formados na base do Tricolor eram o goleiro Kléver, os defensores Digão, Igor Julião, Wellington Carvalho e Rafinha. No meio, Willian Oliveira, Caio Barbosa, Eduardo Teixeira, Fábio Braga e Higor Leite, além dos atacantes Wellington Nem, Matheus Carvalho, Biro-Biro, Michael e Marcos Júnior. Muitos deles ficaram apenas no banco em poucos jogos.

Nas outras competições, o Fluminense foi campeão Carioca batendo o Botafogo na final, nos dois jogos, e caiu para o Boca Juniors, nas quartas de final da Libertadores.

O Fluminense foi campeão em São Paulo, mas levantou a taça no jogo contra o Cruzeiro, no Engenhão – hoje conhecido como Nilton Santos. Nem a derrota por 2 a 0 desanimou a festa dos tricolores.