(Foto: Lucas Merçon/FFC)

Faltando apenas duas rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Fluminense ainda não pode se dizer livre das chances de rebaixamento. A situação não é caótica, longe disso, mas inspira cuidados. O Tricolor tem chance de escapar matematicamente já na penúltima rodada, caso os resultados favoreçam. Senão, entrará na última rodada ainda ameaçado. Confira o melhor e o pior cenário para o Tricolor na reta final da competição:

Melhor cenário

 
 
 

Na melhor configuração, o Fluminense escapa do rebaixamento na penúltima rodada. Mesmo se perder para o Inter, o Flu torce por derrotas de Sport, América-MG e Vitória para se safar. No caso dos dois últimos, um mero empate já basta, visto que não conseguiriam mais alcançar a pontuação do Tricolor na última rodada do torneio. Com essa combinação, o Tricolor respira aliviado com a permanência na Série A. Confira os jogos dos times da zona de rebaixamento:

São Paulo x Sport (Morumbi)
América-MG x Bahia (Independência)
Vitória x Grêmio (Barradão)

Pior cenário

Na pior das hipóteses, o Fluminense chega na última rodada em 16º como sendo o primeiro time fora do Z4. Para que esse cenário aconteça, o Tricolor teria que perder para o Inter e ser ultrapassado por Vasco, Ceará e Chapecoense. Além disso, em caso de vitória do América-MG, o Coelho chegaria aos 40 pontos, dois atrás do Flu, fazendo do jogo da última rodada entre as equipes um confronto direto pela permanência na primeira divisão. Confira os jogos:

Vasco x Palmeiras (São Januário)
Corinthians x Chapecoense (Arena Corinthians)
Atlético-PR x Ceará (Arena da Baixada)