(Foto: Lucas Merçon - FFC)

Em janeiro de 2024, o Fluminense e seus torcedores receberam uma triste notícia: o zagueiro Nino acertou a sua transferência rumo ao futebol russo para defender as cores do Zenit (RUS). Com os recentes títulos, a torcida esperou que fosse feita uma reposição à altura, já que o defensor tinha nível de Seleção Brasileira. 

É evidente que o ex-capitão era um dos principais pilares do time que, devido ao estilo ofensivo do esquema tático de Fernando Diniz, requer defensores com agilidade e também com uma alta capacidade de recomposição. 

 
 
 

Todavia, a opção para reposição no setor foi a contratação de Antônio Carlos, que não tem as mesmas características de Nino. Além disso, com as lesões de Marlon, Thiago Santos, volante de origem, acabou sendo escolhido para compor o time titular ao lado de Felipe Melo

Manoel, que agora pode atuar após meses de suspensão por doping, é uma boa opção. No entanto, não apresenta a velocidade do atual defensor do Zenit (RUS). David Braz é outro que segue por fora, sendo a única opção jovem Felipe Andrade. Vale ressaltar que o defensor fez grandes partidas no início do ano, conquistando admiração de grande parte da torcida tricolor.