(Foto: Ricardo Ayres - Photocamera)

Antes João Havelange, agora Nilton Santos, o popular Engenhão completa 13 anos nesta terça-feira. Fato é que por lá, o Fluminense já fez muito a festa.

O jogo mais marcante, claro, foi diante do Guarani, na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2010. Naquela partida, o Tricolor venceu por 1 a 0, gol de Emerson Sheik e conquistou a competição nacional.

Dois anos mais tarde, fez as duas partidas da decisão do Campeonato Carioca diante do Botafogo no Engenhão. O Fluminense venceu os dois duelos. O primeiro foi 4 a 1 de virada. Fred, Rafael Sobis (duas vezes) e Marcos Junior fizeram os gols. A confirmação do título veio com o triunfo de 1 a 0 na semana seguinte. O gol foi marcado por Rafael Moura, o He-Man.

Se no Brasileiro de 2012 a confirmação do título foi com a vitória de 3 a 2 sobre o Palmeiras em Presidente Prudente, a maior parte da campanha também foi no estádio.

O primeiro gol marcado no Engenhão, apesar do Fluminense ter perdido a partida de virada para o Botafogo por 2 a 1, foi de um tricolor. No dia 30 de junho de 2007, Alex Dias balançou a rede do local pela primeira vez.

Confira os números do Fluminense no Engenhão até aqui: 109 jogos, com 49 vitórias, 32 empates e 28 derrotas. O Tricolor fez 168 gols e levou 121.