Em 2012, Fluminense quebrou tendência dos líderes ao fim do turno serem campeões. É hora de repetir a dose! (Foto: Bruno Haddad - FFC)
Em 2012, Fluminense quebrou tendência dos líderes ao fim do turno serem campeões. É hora de repetir a dose! (Foto: Bruno Haddad – FFC)

Acabou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O Corinthians, com 40 pontos, lidera. O Fluminense tem 33 e vem na quarta colocação. Em reportagem no site Globoesporte.com, foram analisadas as tendências na competição por pontos corridos (desde 2003). O time paulista, evidentemente, saiu na frente, mas a briga está em aberto.

Nos 12 torneios disputados, em nove ocasiões o líder na virada do turno conquistou o título ao fim do Brasileirão. Ou seja, em 75% das vezes. O Tricolor, em 2012, foi exceção à essa regra, ultrapassando o Atlético-MG. Em 2010, o Fluminense levou o turno e o campeonato.

 
 
 

De olho em, pelo menos, uma vaga na Libertadores, já estar no G4 é de grande valia. Em termos gerais, o índice de classificação para a competição mais importante do continente é de 71% para as equipes que já ocupam um dos quatro primeiros lugares na primeira metade da disputa. Isso sem contar que o G4 pode virar G5.

Veja o gráfico que indica como os líderes viraram os turnos nos Brasileiros por pontos corridos:

lider
Confira agora o comparativo entre os times que estavam no G4 e como terminaram as competições de 2003 para cá:

g4

 

* Artes: Globoesporte.com


Sem comentários