Site da CBF informa que queixas contra arbitragens diminuíram no Brasileirão 2017

Site da CBF informa que queixas contra arbitragens diminuíram no Brasileirão 2017

Entidade vem aumentando investimentos para tentar evitar erros

Ao que parece, as polêmicas arbitragens em jogos envolvendo o Fluminense, assim como consecutivos erros favoráveis ao Flamengo não têm entrado muito em pauta na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Quando um clube sente-se prejudicado pela atuação da arbitragem, um representante formaliza uma queixa. O trabalho da Comissão de Arbitragem da CBF vem alcançando resultados positivos e o quadro de reclamações é um deles: o número de registros na ouvidoria caiu de 24 em 2016 para 8 este ano. Este cenário considera as 10 primeiras rodadas do Brasileirão das séries A e B.

No ano passado, os times procuraram a Ouvidoria da Arbitragem para citar 14 partidas da Série A, levando em conta os 100 primeiros jogos da competição. No Brasileirão de 2017, foram 3 queixas. A Série B também trouxe queda nas reclamações, sendo 10 em 2016 e 5 este ano.

 
 
 

– Investimos em um sistema avançado, com uso de tecnologia, para monitoramento e análise criteriosa da arbitragem. O público é sempre informado de todos os nossos passos, como o novo seguro dos árbitros e os relatórios sobre as decisões em cada rodada. Estamos trabalhando os pilares fundamentais [técnico, físico, psicológico e social] para melhorar o nível das atuações – afirmou o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Marcos Marinho.

Análise de 300 horas de futebol

A Comissão de Arbitragem da CBF inseriu novas ferramentas no processo de monitoramento e análise de desempenho. O sistema de avaliação é multidirecional, com analistas no estádio e debulhando os vídeos de todos os duelos das duas principais divisões.

Nos 200 primeiros confrontos do Brasileirão, somadas as rodadas das séries A e B, foram analisadas 300 horas de futebol, com 400 relatórios, divididos entre os 108 analistas de campo e os 33 de vídeo.