Site destrincha por onde andam campeões sul-americanos pela LDU

Boa parte dos jogadores se aposentou

Consta no CT da LDU a expressão “Rey de Copas”, em referência aos títulos da Libertadores de 2008 e Sul-Americana de 2009. O site Globoesporte.com, então, resgatou os vencedores daquela conquista de nove anos atrás sobre o Fluminense de Conca, Thiago Neves e companhia. Apenas um jogador continua no elenco: o zagueiro Araujo. Veja:

Cevallos
Em 1º de outubro de 2015, o ex-goleiro foi eleito presidente do Barcelona, rival da LDU. Comanda o time de Guaiaquil, que disputa vaga na semifinal da atual Libertadores contra o Santos. Depois de pendurar as luvas em 2010, atuando pela LDU, foi ministro do Esporte do Equador, na gestão do presidente Rafael Correa. Apesar dos títulos com a Liga, atuou muito tempo pelo Barça: de 1990 a 2005, tendo sido tricampeão nacional e vice continental, perdendo para o Vasco em 1998. Tem 46 anos.

 
 
 

Jairo Campos
Aos 33 anos, recentemente, deixou de defender o Imbabura, que disputa a Série B do Equador, um time da sua cidade natal, Ibarra. Motivo: falta de pagamento. Está sem clube. Depois do sucesso pela LDU, atuou pelo Atlético-MG.

Araujo
Argentino de Rosario, porém, naturalizado equatoriano, continua na LDU. É reserva e, por exemplo, sequer viajou ao Rio para a partida de ida. Perdeu espaço para o rejuvenescimento do time. Esteve nas conquitas do campeonato nacional de 2007 e 2010, Libertadores 2008, Sul-Americana 2009, Recopa de 2009 e 2010. Jogou três partidas pela seleção. Tem 38 anos.

Calle
Encerrou a carreira
 em 2011, atuando pela Liga de Loja, outro time do Equador. Tem 41 anos.

Guerrón
Desde 2014 no futebol mexicano, o misto de ala e atacante defende atualmente o Pumas. É titular, mas não chega a ser absoluto. Seu último gol foi no dia 3 contra o Club Celaya. Antes de ir para o México, após dois anos na China, teve uma passagem pelo Brasil, onde defendeu Cruzeiro e Atlético-PR. Recentemente, foi notícia ao ser esquecido pelo ônibus do clube mexicano antes de um jogo pelo torneio local. Tem 32 anos.

Vera
Aos 38 anos, o paraguaio rodou bastante. Até chegar ao América de Quito, time da Série B equatoriana e que defende desde o começo do ano. Fez carreira, além da LDU, no Paraguai e no México. Além do título da Libertadores de 2008, teve outras duas passagens pela Liga: 2009/2010 e 2011/2016.

Urrutia
É atual prefeito de Ventanas
, uma cidade de 40 mil habitantes no interior do Equador, local onde nasceu há 38 anos. Parou de jogar em 2013, ano em que defendeu a LDU pela segunda vez – após a fracassada passagem pelo Fluminense.

Manso
Saiu da LDU em 2009, passou quatro anos em três times no México, jogou na Arábia Saudita e voltou para a Argentina, país natal. Seu último time conhecido foi Chacarita Juniors. Há cerca de um mês, assinou com o J. J. Urquiza, um time da Primera C, espécie de quarta divisão da argentina. Tem 38 anos.

Bolaños
O atacante começou o ano no Fuerza Amarilla, décimo na segunda parte do Equatoriano – caiu na segunda fase da Sul-Americana para o colombiano Santa Fe. Porém, foi dispensado por baixo rendimento: um gol em 14 jogos. Está sem clube. Depois do título em 2008, veio para o Brasil (Santos e Inter). Teve ainda outras duas passagens pela LDU, sem o mesmo sucesso, em 2013 e 2016. Tem 32 anos.

Ambrosi
O ex-lateral-esquerdo de 36 anos parou de jogar em 2014, quando defendeu o Olmedo. Foi revelado pela LDU, clube pelo qual atuou 12 anos.

Bieler
O argentino de 33 anos voltou para o país natal em 2015, depois de uma temporada nos EUA. Está no San Martín, time da segunda divisão. Também teve uma segunda passagem pela LDU, em 2011/2012.