Com problemas financeiros, o Fluminense apostou nas categorias de base para iniciar uma reformulação após a saída da Unimed, antiga parceira que foi responsável por grandes contratações e investimentos altos. Atualmente, mais da metade do elenco do Tricolor das Laranjeiras possui jogadores revelados em Xerém.

Ao mesmo tempo que um jovem sobe, ganha oportunidade, se destaca e acaba saindo do clube, outro está subindo para repetir a história. Neste ano, o destaque do Fluminense é o atacante Pedro, artilheiro com 14 gols (sendo seis no Brasileirão) e que assumiu a camisa 9 com muita personalidade. O jogador já se tornou alvo de clubes da Europa.

 
 
 

Em entrevista exclusiva ao NETFLU, o ex-jogador Duílio, campeão brasileiro com o Fluminense em 1984, acredita que a base pode ser solução. Entretanto, não é o caso atual do Flu. Segundo o ídolo tricolor, a base não vem suprindo a carência no elenco e o time das Laranjeiras não está com a mesma força de antes para revelar jogadores.

– Quando você tem uma base muito boa, você pode buscar jogadores para suprir a carência no futebol profissional. Você tem o Santos como exemplo, que sempre bota grandes nomes na vitrine. O Flu também sempre teve base forte, mas agora não está conseguindo, que é opinião pessoal minha. Tirando Pedro, Scarpa e Marcos Jr, que é esforçado, não tem outro da base que você veja que será um grande jogador. A base não vem suprindo o Flu da forma devida no momento – afirmou.