Com a mudança no formato de disputa da Copa Sul-Americana em 2021, algo terá de ser feito em relação à Copa do Brasil. Isso porque haverá uma coincidência de datas de ambas as competições, segundo noticia o jornalista Marcelo Rizzo, em seu blog no Uol.

O torneio internacional passará a ter fase de grupos com no mínimo seis brasileiros (o número pode aumentar caso algum caia na primeira fase das Libertadores). As datas baterão com as fases preliminares da Copa do Brasil. Assim, a CBF terá de fazer alguma modificação na disputa nacional.

Mas o que pode ser feito em relação a isso? O jornalista enumerou as possibilidades. Confira:

1) Mudança de calendário, alterando as datas da Copa do Brasil para não coincidir com a Sul-Americana. Olhando o cronograma da CBF há alguma margem para isso, nem se for preciso jogar para a frente a final da competição, marcada para 27 de outubro.

2) Mudança no regulamento. Hoje, a CBF classifica diretamente para as oitavas de final 11 times: todos os que estiverem na Libertadores (normalmente sete, mas que vira oito se o brasileiro é o atual campeão da América), os vencedores da Copa do Nordeste e da Copa Verde do ano anterior e o atual detentor da taça da Série B.

Uma possibilidade é a CBF mudar esse critério e incluir nessa lista os times da Sul-Americana, tirando vagas diretas dos campeões dos regionais e da Segunda Divisão e ajustando o número de classificados da quarta fase. Isso, porém, não agrada o comando da confederação brasileira.

Uma decisão deve ser tomada nos próximos dias.