(Foto: Marcelo Gonçalves - FFC)

Que a fase do Fluminense não é das melhores isso todo mundo sabe. Muitos são os motivos que podem explicar a queda de rendimento da equipe, desde as ausências por lesão, ao desgaste da maratona de jogos e até mesmo algumas escolhas questionáveis do comando técnico. Mas outro ponto que também pode ter influenciado na sequência negativa do Tricolor foi a tabela.

Nos últimos sete jogos, o Tricolor só fez um jogo, de fato, em casa. E venceu. Foi a vitória por 2 a 1 sobre o Red Bull Bragantino, no Maracanã. Foram mais dois clássicos contra o Flamengo no estádio, onde o campo é neutro, com um empate e uma derrota, e outros quatro duelos fora, contra Botafogo, Corinthians, The Strongest e River Plate, perdendo todos.

 
 
 

O clássico contra o Botafogo, embora disputado no Rio de Janeiro, foi realizado no Nilton Santos, popularmente conhecido como Engenhão, e seu novo gramado sintético. Nos quatro jogos fora, o Tricolor sequer marcou gols. Foi derrotado em todos sem balançar as redes adversárias, assim como nos clássicos contra o Flamengo.