Diego Leonardo afirma passar aos jogadores ensinamentos sobre a história do clube (Foto: Divulgação)

Na base do Fluminense, os atletas começam seu desenvolvimento aos seis anos de idade no futsal e fazem a transição para o futebol de campo, em Xerém, no sub-11. Técnico desta categoria desde 2017, Diego Leonardo é o responsável pelo processo. O treinador explica como é feito o trabalho.

– Ao longo da temporada, utilizamos o futebol como ferramenta para a qualificação na vida pessoal do atleta, transformando-os em pessoas melhores, para que tenham uma relevância social positiva no âmbito em que vivem – disse.

 
 
 

Segundo Diego, participar de jogos decisivos também tem papel fundamental no desenvolvimento dos jovens jogadores.

– Jogar finais está na identidade tricolor desde a fundação do clube. Além disso, é importante mostrar ao torcedor um jogo ofensivo e de fino trato com a bola, pois foi assim que nossos seguidores foram acostumados ao longo da história do Tricolor – falou.

Por fim, Diego também salienta a importância dos atletas conhecerem a história do Fluminense. Dimensionar a grandeza do clube tem papel determinante na formação dos talentos de Xerém.

– Como treinador tenho como obrigação perpetuar a história do clube através nas minhas ações com os atletas em Xerém. Eles precisam saber o que foi a Máquina Tricolor, o Time de Guerreiros, quem foi Preguinho, Castilho, Gerson e tantos outros que marcaram não só do clube, mas o futebol mundial. Por meio dos valores que desenvolvemos na base (Comprometimento, Espirito de Equipe, Criatividade, Respeito e Meritocracia) estamos procurando pavimentar o caminho das futuras gerações de Guerreiros, que vão representar as Três Cores Que Traduzem Tradição dentro e fora dos campos de futebol – concluiu.