Profissionais de Xerém assistiram palestra de representantes da Federação Chilena, e chilenos acompanharam trabalho tricolor (Foto: Leonardo Brasil - FFC)

Em cumprimento do acordo de cooperação mútua entre Fluminense e Federação Chilena, o clube recebeu técnicos das seleções sub-17 e sub-15 do Chile no CT Vale das Laranjeiras, em Xerém. O encontro visa ao intercâmbio de metodologias.

Os treinadores chilenos foram apresentados aos pilares da filosofia do desenvolvimento dos jogadores de base do Fluminense.

 
 
 

— A aliança com a Federação Chilena nos permite aprender sobre seu trabalho e mostrar a metodologia que desenvolvemos em Xerém, o que considero fundamental para o propósito de contribuição à formação do atleta de alto nível. Sempre que conhece outra cultura e aprende uma nova forma de jogar, o jogador amadurece. Investimos nessas ações focando justamente no seu melhor rendimento – disse o coordenador metodológico da base, André Medeiros.

Na terça-feira, os profissionais envolvidos no trabalho de base do Fluminense assistiram à palestra ministrada por representantes da Federação Chilena no auditório de Xerém.

— Ficamos contentes em vir a Xerém graças à aliança entre o Fluminense e a Federação do Chile, podendo assistir aos treinos e jogos e conversar com técnicos de suas diferentes categorias de base. Nos impressionamos com a estrutura e, principalmente, o material humano, de bons treinadores e jogadores, que o clube possui. É uma honra conhecer de perto o trabalho de uma equipe de tamanha tradição na formação de jovens atletas – afirmou o comandante da seleção chilena sub-17, Hernán Caputto, acompanhado de Ariel Leporati, da sub-15.