Preocupação de todo atleta e pessoa que pratica atividades físicas, as lesões foram pauta da Semana da Saúde nesta quinta-feira. A fisioterapeuta Poly Mihalopoulos ofereceu um workshop com informações e dicas valiosas para diminuir o risco de lesões por entorses no tornozelo, uma das mais frequentes tanto na vida diária quanto no esporte.

No mundo esportivo, a ocorrência é mais comum em jogadores de futebol, vôlei e basquete e esportes coletivos em geral. De acordo com a fisioterapeuta, a probabilidade de reincidência após uma primeira entorse é de 80% e o tempo de recuperação pode variar de duas semanas a dois meses dependendo do grau da lesão. Em lesões de Grau II e III, o paciente pode sofrer ruptura parcial ou total dos ligamentos. Por isso, é extremamente importante prevenir utilizando tornozeleiras ou bandagens funcionais durante a prática de esportes.

 
 
 

Em caso de lesões graves, é indispensável acompanhamento médico e fisioterapia para a recuperação da estabilidade, força e flexibilidade do tornozelo. Ao fim da palestra, Poly demonstrou alguns exercícios com elásticos extensores recomendados durante o tratamento.