(Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC)

O time adulto de vôlei do Fluminense entrou nesta segunda-feira em sua reta final de preparação física a pouco mais de um mês do início da temporada. As atividades são comandadas pelo preparador físico Rafael Jesus, que deu início à terceira fase do planejamento: trabalho de potência com movimentos próximos daqueles realizados na quadra.

Vale lembrar que, na primeira semana, o elenco passou por testes físicos e exames ortopédicos, funcionais e antropométricos. Depois, nas cinco semanas subsequentes, o foco foram os trabalhos de resistência anaeróbia na praia, e muscular na academia. Agora, o foco é no aumento de força das atletas.

– No terceiro mesociclo de treinamento, que começa agora e terá uma duração de sete a oito semanas, diminuímos o trabalho de força para dar uma ênfase maior aos treinos técnicos. Começamos a trabalhar a potência das atletas entrando na especificidade dos gestos esportivos. Nesta fase, usamos de 60 a 70% da carga máxima, aumentando a velocidade da execução do exercício – explicou Rafael.