Um caso polêmico marcou o empate por 2 a 2 entre São Paulo e Fluminense, no último domingo, no Morumbi, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Um torcedor são-paulino foi flagrado em vídeo supostamente imitando macaco. Ricardo Pereira Fernandes, por intermédio de seus advogados, enviou vídeo ao portal Uol Esporte contando a sua versão dos fatos.


De acordo com ele, não se tratou de um gesto racista. A intenção não era imitar macaco e, sim, brincar com um torcedor do Fluminense que afirmou ser “bombadão e fortão”.

 
 
 

— O momento em que fui filmado foi um gesto de força. Em momento nenhum eu imitei um macaco, em momento nenhum eu pulei ou fiz gesto de banana. Fiz um gesto para um outro torcedor do Fluminense porque ele era fortão, bombadão e falei: ‘você vai explodir’. Em momento nenhum tive intenção de fazer um gesto racista. Minha ex-namorada é negra. Fui com um negro para o estádio, um dos meus melhores amigos, que conheço há 30 anos. Principalmente, estava com a camiseta do Leônidas da Silva, o diamante negro, um dos maiores ídolos da história do São Paulo negro – afirma Fernandes no vídeo.

Confira o vídeo com a declaração de Fernandes sobre o ocorrido: