Conca foi o grande nome da conquista em 2010 (Foto: Ricardo Ayres - Agência Photocamera)

No dia 5 de dezembro de 2010, o Fluminense vencia o Guarani por 1 a 0, no Engenhão, com gol de Emerson Sheik aos 16 minutos do segundo tempo, e voltava a ser campeão brasileiro. O clube, à época, vivia um jejum sem conquistar a principal competição do país desde 1984.

A campanha da equipe comandada pelo técnico Muricy Ramalho teve 71 pontos, com 20 vitórias, 11 empates e sete derrotas. Foram 62 gols pró e 36 contra.

 
 
 

O grande destaque daquele time foi Dario Conca. O meia argentino disputou as 38 rodadas da competição e deu 18 assistências, fez nove gols e foi eleito o craque do Brasileirão.

Um outro fato foi marcante. Após a disputa da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, onde a seleção brasileira caiu nas quartas de final diante da Holanda, o então presidente da CBF Ricardo Teixeira convidou Muricy Ramalho para assumir o comando do time brasileiro. O técnico recusou, seguiu no Fluminense e reconduziu o Tricolor à glória nacional.

No jogo diante do Guarani, o Fluminense entrou em campo da seguinte forma: Ricardo Berna, Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Valencia, Diguinho, Julio Cesar (Washington) e Conca; Emerson Sheik (Rodriginho) e Fred (Fernando Bob).

Confira como ficou a classificação final do Brasileirão de 2010: