(Foto: Lucas Merçon - FFC)

A partir desta terça-feira, a Vigilância Sanitária da Prefeitura do Rio de Janeiro fará vistoria nas instalações dos sete clubes da capital. São eles: Fluminense, Botafogo, Vasco, Flamengo, Madureira, Bangu e Portuguesa. Márcia Rolim, subsecretária de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou a medida em coletiva nesta segunda. Num primeiro momento, a intenção é avaliar o cumprimento do protocolo de saúde elaborado pelo município nos centros de treinamento em virtude da pandemia do novo coronavírus.

— São sete CTs no município onde temos equipes de diversos seguimentos: saúde, alimentos, engenharia sanitária e ambientes coletivos. Essas equipes estarão fiscalizando dentro da sua especialidade e verificando se o protocolo municipal está sendo cumprido. Então é importante informar os clubes, a própria Ferj, para terem o conhecimento dessa legislação, dessa norma. Então faremos numa forma de orientação. Muitas vezes até a parte de fisioterapia ou médica tem várias dúvidas, a respeito de como lidar com resíduos, o tratamento de água e ar, então nossas equipes vão estar presentes para verificar o cumprimento e tirar as dúvidas – disse.

 
 
 

Por estarem fora dos limites do município, os clubes do interior não farão parte desta medida. Mas a Secretaria enviará ofícios para as demais vigilâncias do estado no sentido de apresentar quais medidas estão sendo tomadas na capital e solicitar que também sejam cumpridos os procedimentos.