Emerson Sheik fez o gol do título brasileiro do Flu em 2010 (Foto: Ricardo Ayres - Photocamera)

A Copa do Mundo começou neste domingo (20), com uma vitória do Equador sobre o Catar por 2 a 0. E entre os 26 convocados do anfitrião 10 são jogadores naturalizados. Nessa história, que começou em 1974 com a filiação do país à Fifa, alguns brasileiros conseguiram deixar seu nome marcado na história.

O mais conhecido é o de Emerson Sheik. O atacante, autor do gol do título brasileiro do Fluminense em 2010, jogou no Al-Sadd por quatro anos (de 2005 a 2009), na época eram necessários apenas dois anos de residência num determinado país para poder se naturalizar. Por isso, Emerson defendeu o Catar em três partidas durante as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.

 
 
 

Além de Sheik não ter feito muita diferença dentro de campo, o caso ainda virou motivo de polêmica quando a Fifa “deslegitimou” os jogos do atacante pelo país, uma vez que Sheik já havia feito jogos pelas categorias de base da seleção brasileira.

Outro jogador conhecido da torcida do Fluminense é o atacante Araújo. Campeão carioca pelo Tricolor em 2012, o jogador foi convocado para a seleção do Catar depois de brilhar na primeira temporada no Al-Gharafa, junto de Juninho Pernambucano. Ao todo, Araújo ficou três temporadas no clube catari. No Brasil, também jogou por Atlético-MG, Cruzeiro, Goiás e Náutico.