Com um planejamento sério, que prioriza formação dos atletas para a equipe profissional, Xerém segue realizando um trabalho de excelência e conquistando muitos títulos no Rio de Janeiro. Nesta temporada, a molecada tricolor foi o grande destaque do primeiro torneio Donos da Bola, que substituiu o Campeonato Estadual do primeiro semestre. O Fluminense foi o único clube presente em todas as finais, conquistando o sub-11, o sub-12 e o sub-13, além de ter perdido, nos pênaltis, o título do sub-14.

– Fazemos um trabalho em Xerém buscando sempre o melhor desenvolvimentos dos atletas para a equipe principal, este é sempre o nosso principal objetivo, mas é claro que ganhar títulos é importante, principalmente aqui no Fluminense, que tem as conquistas em seu DNA. Ficamos felizes em estar presentes em todas as finais do Donos da Bola, conquistando três títulos – disse o diretor esportivo da base, Marcelo Teixeira.

 
 
 

A hegemonia na base carioca do Tricolor vem sendo natural nas últimas temporadas. Em 2017, os Moleques de Xerém também foram campeões do Estadual no Sub-11, no sub-12, no Sub-14 e no Sub-15.

– Trabalho de base é sempre médio, longo prazo. O imediatismo não pode passar perto de um planejamento profissional, que visa o futuro de um clube. Quando vemos que o Fluminense foi campeão do Sub-11, Sub-12, e Sub-13, chegou na final no Sub-14, neste ano, e em 2017 venceu praticamente tudo do Sub-16 para baixo, temos a certeza de que estamos no caminho certo e que o clube vai poder, se quiser, colher ótimos frutos de Xerém por um longo tempo – completou o dirigente tricolor.

A cada competição que se realiza, a cada troca de passe e a cada gol marcado, os Moleques de Xerém vão provando que o futuro do Fluminense está em boas mãos.