Neste sábado, Fluminense e Cruzeiro voltaram a se encontrar no Maracanã, dessa vez em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, e o Tricolor levou a melhor com a estrela da dupla Marcos Paulo e João Pedro brilhando intensamente. O Time de Guerreiros goleou a Raposa por 4 a 1, gols de Nino, Luciano e João Pedro, duas vezes, ambas com assistência de Marcos Paulo. Robinho descontou para o clube mineiro, mas não evitou a derrota da Raposa.

Logo no apito inicial, o time visitante começou mostrando que sua postura seria diferente daquela adotada na partida da última quarta-feira. Arriscando mais, o Cruzeiro iniciou marcando em cima a saída de bola do Flu e saindo mais para o jogo. A primeira chance de perigo, no entanto, foi tricolor. Aos 5 minutos, Gilberto cruzou na área e Matheus Ferraz subiu no terceiro andar para cabecear. Rafael jogou para escanteio e afastou o perigo.

 
 
 

A Raposa respondeu minutos mais tarde. Rodriguinho acertou uma bomba da entrada da área e a bola passou raspando o travessão. Diferente do confronto pela Copa do Brasil – onde ambos os times tentaram ser mais comedidos por se tratar de um jogo decisivo de mata-mata – a partida era aberta, lá e cá, com os dois buscando a vitória. Em outra descida rápida do clube mineiro, Pedro Rocha entrou cara a cara com Agenor, que abafou nos pés do atacante.

Com mais posse, o Flu, como tem sido na temporada até aqui, tinha dificuldades em ser efetivo. Em uma das poucas vezes que encaixou uma jogada trabalhada, Daniel tabelou com Yony, que fez a parede para devolver, mas o meia chutou fraco nas mãos do goleiro adversário. Na outra vez que o camisa 20 apareceu, foi decisivo. Já no fim do primeiro tempo, cobrou escanteio na cabeça de Nino, que testou para o fundo das redes para abrir o marcador e levar a vantagem para o vestiário: 1 a 0.

Na volta para o segundo tempo, não deu nem tempo do Cruzeiro respirar. Com menos de um minuto no relógio, em bate rebate dentro da área, Luciano aproveitou a chance para tocar de leve por baixo do goleiro e ampliar: 2 a 0. O gol deu uma certa tranquilidade para o Time de Guerreiros, mas ela não durou muito. Isso porque três minutos depois, em saída arriscada de Ganso e Allan, a Raposa roubou a bola e Robinho diminuiu, recolocando o clube mineiro no jogo: 2 a 1.

No decorrer da etapa complementar, o Cruzeiro se lançou mais e mais ao ataque em busca do empate. O Fluminense, por sua vez, procurava se defender da maneira que podia e escapar nos contra-golpes. Em um deles, Gilberto quase marcou o terceiro em toque de cabeça, mas a zaga mineira afastou na pequena área. Pensando em matar o jogo, Diniz promoveu as entradas de Marcos Paulo e João Pedro.

E a estratégia deu certo. Aos 37, Marcos Paulo achou João Pedro livre entrando pelo meio da defesa cruzeirense e o atacante esticou a perna para tocar no cantinho: 3 a 1. Ainda deu tempo de mais um: Marcos Paulo deu lindo chapéu na entrada da área, a bola sobrou para João Pedro, que limpou a marcação e transformou o resultado em chocolate. Primeira vitória tricolor em casa no Brasileirão. Agora, o Flu volta suas atenções para a Copa Sul-Americana, onde recebe o Atlético Nacional (COL) na próxima quinta, no Maracanã.

O Fluminense entrou em campo com: Agenor; Gilberto, Nino, Matheus Ferraz e Caio Henrique; Allan, Daniel (Igor Julião 37’/2ºT) e Paulo Henrique Ganso; Léo Artur (João Pedro 23’/2ºT), Luciano (Marcos Paulo 33’/2ºT) e Yony González.