(Foto: Lucas Merçon/FFC)

O Fluminense já iniciou a pré-temporada sob o comando do novo técnico Fernando Diniz, mas o grupo ainda não foi fechado e pode ter novidades em breve. Enquanto isso, o treinador trabalha com o que tem à disposição, entre eles seis atletas das categorias de base: os volantes Caio e Zé Ricardo, o meia Denilson e os atacantes Marcos Paulo, João Pedro e Fernandinho.

O portal LANCE destrinchou as principais características das joias da base do Fluminense que estão à disposição de Fernando Diniz para 2019. Confira abaixo.

 
 
 

Zé Ricardo: primeiro volante, muito técnico e com qualidade na bola parada, seja em cobranças de falta ou pênalti. Tem boa chegada ao ataque e o passe como uma de suas melhores características. Foi um dos nomes do time Sub-20 em 2018, chegando a ser capitão e comandando o meio de campo. Já era projetado que esse ano fosse para o time principal, mas agora, com Diniz, deve ganhar muito mais espaço pelo seu estilo.

Denílson: a maior surpresa entre os promovidos, é também o jogador que mais pode impressionar jogando na nova fase do Fluminense. Mesmo sendo meia de origem, foi recuado por Percovich e se encontrou como volante, alternando as posições. Pela falta de armadores, deve jogar mais a frente. O físico pode atrapalhar seu desenvolvimento, já que sofreu duas lesões graves nos últimos anos. A idade, apenas 18 anos, também vai exigir paciência da torcida.

Caio: mais um volante na lista. Líder e um dos artilheiros da equipe Sub-20, já estreou no profissional em 2018, marcando um gol. Não é tão técnico quanto os outros citados e joga como cabeça de área, mas sua forte presença na bola aérea e força física não o deixam pra trás. Pode evoluir com o novo treinador, principalmente na saída de bola.

João Pedro: Artilheiro do Fluminense na temporada pelo Sub-17, encantou a torcida durante o ano, com 38 gols feitos, mas já está vendido ao Watford. O excelente ano em sua categoria e a falta de gols no time profissional fizeram com que ele fosse requisitado, assim como seu companheiro Marcos Paulo. Tem boa finalização e presença de área, assim como também sabe construir o jogo. Mostra bastante oportunismo na frente do gol.

Marcos Paulo: camisa 10 do Sub-17. Joga centralizado e pelos lados, podendo ser uma peça atrás dos atacantes. Foi assim que alternou ao lado de João Pedro. É o centroavante de mais qualidade em Xerém, possui muito recurso e sabe fazer o pivô. Esses atributos ajudam e muito no que Diniz quer, principalmente na construção do jogo. Com Pedro lesionado, ele deve ter mais oportunidades e, consequentemente, garantir uma vaga no profissional.

Fernandinho: após empréstimos ao PSTC e ao Americano, onde se destacou, Fernando retorna ao Fluminense mais maduro. Ponta com velocidade e bastante eficiência no drible, mas ainda possui dificuldade na hora de finalizar. Ainda assim, pode ser um jogador útil para Diniz, principalmente por cair pelos dois lados.