Rotina de todos foi alterada com a pandemia do novo coronavírus (Foto: Lucas Merçon - FFC)

A pandemia do novo coronavírus obrigou a maioria da sociedade brasileira e mundial a se adaptar a uma nova realidade. Um confinamento forçado para evitar a disseminação da doença. No Fluminense, os atletas têm contato com o auxílio da psicóloga Anna Paula Rocha, há 16 anos no clube. Já no início da quarentena, no meio de março, criou uma cartilha para os jogadores se acostumarem à rotina e grupos por WhatsApp para poderem manter o contato e tirar dúvidas. Agora, ela tem feito videochamadas para atender as necessidades de cada um.

— Estamos fazendo dinâmicas de grupo com as equipes e também começamos a fazer dinâmicas com temas específicos. Essa semana será sobre ansiedade e, semana que vem, sobre estresse. Também aplico um questionário para avaliar o humor dos atletas e tentar perceber alguma coisa que às vezes nem eles mesmos percebem. Neste questionário avaliamos tensão, depressão, angústia, que está ligada a raiva, vigor, fadiga e confusão, geralmente ligada a um estado de tristeza alto. Sempre antes de aplicar qualquer técnica, que chamamos de treinamento das habilidades psicológicas, faço um trabalho psicoeducativo explicando o que é, como funciona e para que serve – falou.

 
 
 

Fora isso, Anna Paula tem utilizado técnicas de meditação guiada. Ela gravou um áudio para os atletas poderem ouvir quando quiserem.

— Através do treinamento de mindfulness, trabalhamos a atenção plena para depois acalmar a mente. Quando conseguimos acalmar a mente, focamos na tarefa que precisamos fazer no momento. Se focarmos no futuro, geramos uma ansiedade muito grande. Esse trabalho vai além do esporte, vai ajudar na vida de todos os atletas. O ideal é que seja praticado todos os dias – contou.