Fred e Abel foram campeões carioca juntos pelo Flu em 2012 e 2022 (Foto: Maílson Santana/FFC)

Fred tem mais dois jogos pela frente e depois se aposentará do futebol. E por pouco não ganhou a companhia de Abel Braga na despedida. O ex-técnico, campeão do Cariocão Betfair 22, revelou em entrevista ao Lance que tinha planejado encerrar sua carreira de treinador junto ao atacante no Fluminense, mas acabou entregando o cargo em abril. Ele explica seus motivos.


— Mas essa agora, esse momento hoje, esse 2022 foi especial. É um Fred diferente de tudo, atencioso, uma percepção de resolver problemas muito grande. Eu não sei se falei para ele o que ia acontecer, o que eu queria, quando vi que o negócio estava assim, jogo demais. Eu queria ter suportado, eu não suportei mais mentalmente e fisicamente. Foi depois daquela viagem, a segunda para Barranquilla, chegar domingo de Páscoa, segunda treinar, Copa do Brasil, jogo de Brasileiro, Sul-Americana, é meio louco – afirmou, completando:

 
 
 

— A minha ideia era parar com o Fred. Ia ser incrível. A despedida do Fred como jogador de futebol e eu como treinador. Ambos no Fluminense. Frederico, não deu. O velho aqui não suportou a pegada, a pancada foi grande. Estava o mental e o físico. Meu ciático já não estava suportando mais. Muito voo, tudo longo, Rio a Barranquilla, depois a Manaus para Cuiabá, Cuiabá para o Rio. Esperei mais um ou dois jogos, não sei. Presidente, não dá mais. Gostaria imensamente. Estou falando nessa homenagem que todo mundo está mandando ser solidário a você, falar um pouco de você, queria que soubesse disso. Seria muito legal parar junto. Mas vou estar nessa despedida com certeza.

Abel bateu o martelo que não será mais treinador no Brasil. Pode até trabalhar como coordenador técnico. Pelo Fluminense, em quatro passagens, conquistou três Estaduais (2005, 2012 e 2022) e um Brasileiro (2012).