Foto: Nelson Perez
Foto: Nelson Perez

Se existia dúvida de que a goleada sofrida para o América-RN na quarta-feira poderia influenciar no clássico, ela acabou. Com um futebol preguiçoso, previsível e sem inspiração, o Fluminense perdeu para o limitado Botafogo por 2 a 0, neste domingo, em Brasília. Daniel e Zeballos marcaram os gols, ambos no segundo tempo.

 
 
 

Os times apresentaram um futebol pobre na primeira parte do jogo. Erros de passe, muita marcação e faltas constantes foram a tônica dos 45 minutos iniciais do clássico. Pior ainda para o Tricolor, que não se encontrava de jeito nenhum.

No empate com o Coritiba em 1 a 1, a equipe paranaense anulou o eficiente toque de bola do Flu marcando no campo de ataque. O Alvinegro repetiu neste domingo. Limitados tecnicamente, Henrique e Elivélton não tinham alternativa senão a ligação direta.

O meio-campo da equipe de Cristóvão Borges não funcionava. Conca era o único que tentava, enquanto Cícero não dava prosseguimento às jogadas. Mal, os laterais não acertavam os cruzamentos e os atacantes Rafael Sobis e Fred, isolados, pouco produziram.

O Fluminense conseguiu a proeza de não concluir a gol uma vez sequer. O rival, embora inferior, foi quem mais tentou o gol, imprimindo velocidade quando tinha a bola. Chegou duas vezes, ambas com o lateral Edílson e foi melhor no primeiro tempo. A impressão que se tinha é que aquele futebol encantador havia desaparecido.

Veio o segundo tempo e, com ele, um jogo mais aberto, mas ainda ruim tecnicamente. O Fluminense passou a ter mais a bola, mas os chutões ainda estavam lá, para irritar a torcida presente no Mané Garrincha e em casa.

O Botafogo quase abriu o placar em falha grotesca de Valencia, que, mal no jogo, tocou errado. Gabriel perdeu. Depois, Cristóvão Borges foi quem resolveu inventar. Com o time lento e previsível, tirou Cícero e pôs o talentoso, mas pesado Walter em campo. Sendo assim, pôs o time com três atacantes de pouca mobilidade na frente e só Conca na armação.

O golpe duro após tantos erros, do time e treinador, veio com Daniel. O jovem meia aproveitou falha de marcação e inaugurou o placar. Nova pane tricolor, outro gol alvinegro, desta vez com Zeballos, minutos depois.

A partida ficou aberta, mas o Fluminense, sem inspiração, não achou o gol. Chegou com perigo várias vezes. Rafael Sobis, um dos piores em campo. Sozinho, cabeceou em cima de Jefferson. Conca também perdeu  gol feito após belo passe de Fred. Depois, foi a vez do camisa 9 perder de frente com Jefferson, chutando fraquinho.

Walter também desperdiçou sua chance ao tocar uma bola que deveria chutar, cara a cara com o goleiro do Botafogo. Para completar o festival de horrores, Fred teve a oportunidade de diminuir o marcador. Rafael Sobis sofreu pênalti. O capitão bateu mal demais, isolando a bola. Acabou o encanto.


Sem comentários