Contra o Cuiabá, Fluminense chegou a abrir 2 a 2, mas pênalti infantil de Samuel Xavier e gol mal anulado pela arbitragem foram determinantes para o tropeço (Foto: Mailson Santana - FFC)

O empate de 2 a 2 com o Cuiabá, na última segunda-feira, na Arena Pantanal, teve requintes de crueldade para a torcida do Fluminense. Afinal, com 20 minutos de partida, o time chegou a abrir 2 a 0, mas viu Samuel Xavier cometer pênalti infantil, o árbitro anular gol legal e, por fim, permitiu ao adversário encontrar a igualdade no duelo. Mas antes isso tivesse sido uma exceção no Campeonato Brasileiro. Lembra o site ge que o Tricolor já deixou escapar outras três vitórias que chegaram a estar nas mãos.

Não fossem essas bobeadas, o Flu teria mais oito pontos na tabela e ocuparia a terceira posição com 37. Em vez disso, é oitavo com 29.

 
 
 

Confira a lista dos jogos que o Fluminense deixou escapar as vitórias e poderiam ter deixado a equipe na briga pelas primeiras colocações:

Fortaleza 1 x 1 Fluminense
Na quinta rodada, o então invicto Fluminense enfrentou o então líder Fortaleza o Castelão. O time de Roger Machado suportou bem a pressão dos donos da casa e usou da força na bola parada para abrir o placar com Caio Paulista aos 10 do segundo tempo. O jogo ficou à feição para os contra-ataques, mas a equipe recuou demais e não soube explorar os espaços em velocidade. E 13 minutos depois do seu gol, Robson empatou a partida, que seguiu assim até o final.

Fluminense 1 x 1 Atlético-MG
Na 17ª rodada, o Fluminense voltou a enfrentar o líder do Brasileirão, que naquela altura já era o Atlético-MG. Com o Maracanã fechado para a Copa América, o palco da reestreia de Marcão foi São Januário. Apesar da grande pressão do Galo, o Tricolor saiu na frente com um gol de pênalti de Fred aos 24 do primeiro tempo e desta vez conseguiu contra-atacar: Abel Hernández e Gabriel Teixeira perderam chances claras aos 30 e aos 36. E o castigo veio aos 38, com o empate de Eduardo Sasha.

Fluminense 1 x 1 Juventude
Em jogo atrasado da 14ª rodada, o Fluminense voltou a tropeçar, desta vez no Maracanã. Diferente dos dois primeiros tropeços, o time mandou na partida contra um recuado Juventude e abriu o placar com Arias no início do segundo tempo, aos sete minutos. Quatro minutos depois, Samuel Xavier perdeu uma chance cristalina, cara a cara com o goleiro. E aos 22, o castigo veio a cavalo: Lucca marcou contra em lance de bola parada na área.

Cuiabá 2 x 2 Fluminense
O mais recente dos tropeços ainda está fresco na memória dos tricolores. Na Arena Pantanal, o time de Marcão abriu 2 a 0 em 19 minutos, com Luiz Henrique e Bobadilla. O Cuiabá diminuiu de pênalti aos 22, mas foi para o intervalo em desvantagem. Na etapa final, o Fluminense poderia ter matado o jogo no gol anulado de Nonato ou na linda tabela de Luiz Henrique com Bobadilla. Não conseguiu, e os donos da casa arrancaram o empate aos 30 minutos do segundo tempo.