Encerrando a participação do Brasil em provas sincronizadas nos saltos ornamentais, Ian Matos e Luiz Outerelo fizeram a plateia vibrar no Parque Aquático Maria Lenk, nesta quarta-feira, 10. A dupla tricolor que representa o país na prova de trampolim 3m sincronizado garantiu 332.62 pontos, ficando com a oitava posição. O pequeno erro de Luiz Outerelo no segundo salto fez com que a torcida apoiasse ainda mais os atletas.

– Tive um problema no pulo para a ponta e não consegui fazer o movimento no ar. Só posso agradecer essa torcida que me ajudou muito. Treinei quatro anos para este momento e foi difícil me recuperar. Chorei muito. Foi difícil, mas me senti acolhido. Sabia que quem estava aqui queria me ver bem – contou Luiz.

 
 
 

Para Ian Matos, apoiar sua dupla foi fundamental:

– Um ajuda o outro. Quando se erra, é fácil se render, mas eu sabia que o Luiz não deixaria isso acontecer. Precisava ter ainda mais força. Minha família não está aqui, mas a dele está e nada atrapalhou. O desespero é ruim para os dois. O erro não nos abalou. O que acontece com ele reflete em mim também. Mas precisamos compensar as falhas. Temos que focar e decidir que nada vai atrapalhar. Estamos contentes – disse Ian Matos.

Os britânicos Jack Laugher e Chris Mears ficaram com a medalha de ouro, somando 454,32 pontos. A prata foi para a dupla americana Sam Dorman e Mike Hixon, com 450,21 e os chineses Yuan Cao e Qin Kai  garantiram o bronze, totalizando 443,70.

A participação de atletas tricolores não acabou. A veterana Juliana Veloso vai para o segundo desafio, no trampolim 3m individual. As provas acontecem na próxima sexta-feira, 12 (eliminatória), 13 (semifinal) e a grande final no domingo, dia 14 de agosto.

Ingrid Oliveira estará na plataforma 10m individual. Na quarta-feira, dia 17, é a vez da prova eliminatória. A semifinal acontece no dia 18 pela manhã, com finais no mesmo dia, às 4 da tarde.