fluzaoO Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no sistema de pontos corridos há 10 anos. Desde 2003, o Fluminense, ora faz boas campanhas, ora ruins. Das 11 edições, o time brigou para não cair em cinco, mas, pela primeira vez, não depende de suas forças para se livrar do rebaixamento.

Nas temporadas de 2003, 2006, 2008 e 2009, o Tricolor fez seu torcedor sofrer, mas escapou sempre conseguindo o resultado desejado, sem precisar secar os principais concorrentes nas rodadas derradeiras. Relembre:

 
 
 

2003

No primeiro Brasileiro por pontos corridos, o Fluminense fez sua torcida sofrer. Mesmo com o regulamento só rebaixando dois clubes entre os 24 participantes, o time chegou a ficar algumas rodadas entre os dois últimos e rondou o Z-2 durante a reta final. Começou a última rodada em 20º lugar, apenas a dois pontos da Ponte Preta, 23º e primeira entre os rebaixados. Em um Maracanã com bom público e com Romário em campo, recebeu o Juventude, que apenas cumpria tabela. O Baixinho teve atuação apagada e passou em branco, mas Marcelo marcou de cabeça e deu o triunfo salvador por 1 a 0.

 

2006

No nacional de 2006, o Fluminense não frequentou o Z-4 em momento algum. Porém, flertou com ele em boa parte de um campeonato em que foi comandado por quatro treinadores: Oswaldo de Oliveira, Josué Teixeira, Antonio Lopes e PC Gusmão. Na penúltima rodada, poderia até escapar com um empate, desde que a Ponte Preta fosse derrotada pelo Goiás. A Macaca perdeu por 3 a 0. Em Recife, o Flu saiu atrás do Santa Cruz, mas reagiu no segundo tempo e, com gols do atacante Claudio Pitbull e do meia André Moritz, assegurou sua permanência.

 

2008

O drama foi uma espécie de aperitivo para o que os tricolores encontrariam em 2009. O time passou várias rodadas na zona do rebaixamento, após a derrota da final da Taça Libertadores, e ainda perdeu jogadores importantes, como Thiago Neves e Cícero. Reagiu a partir da chegada do treinador René Simões e escapou do risco na penúltima rodada. A equipe enfrentou o São Paulo, em um Morumbi lotado, em partida que poderia dar o título ao time são-paulino em caso de triunfo. Porém, com gol de Tartá, o Flu não só colocou água no chope do adversário como se livrou da queda.

 

2009

A arrancada do Fluminense para fugir do rebaixamento em 2009 até hoje é dada como exemplo de “milagre”. Na reta final, o time venceu seis jogos seguidos e foi duelar contra o Coritiba, na última rodada, precisando apenas empatar no Couto Pereira. O Coxa, no entanto, precisava vencer para não cair, o que deixou a partida dramática. Com gol de Marquinho, o Flu abriu o placar no primeiro tempo, sofreu o empate e segurou a pressão na etapa complementar. No fim, ainda se deparou com a violência da torcida paranaense, mas voltou ao Rio de Janeiro aliviado.


Sem comentários