(Foto: Daniel Perpetuo - FFC)

O Fluminense não pensa em ir ao mercado contratar alguém para o setor de ataque. Ainda assim, uma lista com dez nomes livres no mercado pode chamar atenção dos dirigentes tricolores, incluindo três ex-tricolores.

Confira a relação completa feita pelo portal GE:

 
 
 

Alexandre Pato

Centroavante de 31 anos está sem contrato desde agosto, quando o São Paulo rescindiu o vínculo que iria até 2022. Desde então, o Internacional chegou a demonstrar interesse, mas ele segue sem clube. Pato precisaria recuperar ritmo de jogo, mas vem realizando treinos particulares com equipe especializada à disposição neste período. Neste ano, marcou quatro gols em 13 partidas pelo Tricolor paulista.

Wellington Nem (ex-Fluminense)

Atacante de 28 anos despediu-se do Shakhtar Donetsk em agosto depois de 75 partidas e 12 gols marcados pela equipe em sete anos de vínculo. Wellington Nem chegou a entrar na mira de Coritiba e Fortaleza neste ano, mas as negociações não se concretizaram. Revelado pelo Fluminense, ele foi um dos principais destaques do grupo que conquistou o Brasileirão em 2012. No segundo semestre do ano passado, esteve emprestado ao Flu, quando fez 20 jogos marcou um gol.

Maicon (ex-Fluminense)

Atacante de 30 anos, que atua principalmente como ponta esquerda, passou por Fluminense, Lokomotiv de Moscou, da Rússia, e Antalyaspor, da Turquia. Desde o ano passado estava no Atlético-MG, pelo qual marcou três vezes em 28 partidas. Durante a Série A e Libertadores 2019, ainda concedeu três assistências. O que pesa contra Maicon atualmente é o tempo sem jogar uma partida oficial. Ele atuou pela última vez em janeiro, pouco antes de ser dispensado pelo Galo.

Maicosuel

Atacante de 34 anos está sem clube desde o fim de maio, quando chegou ao fim do vínculo com o São Paulo. Marcado como um dos últimos remanescentes do time treinado por Rogério Ceni, ele atua principalmente como ponta esquerda. No Tricolor, Maicosuel perdeu espaço com Fernando Diniz e vinha treinando separado do elenco desde que retornou do empréstimo ao Paraná, no fim de 2019. Ao longo da carreira, também teve passagens por Botafogo e Atlético-MG.

Roger (ex-Fluminense)

Aos mais otimistas, ainda há a possibilidade de investir em uma recuperação de Roger. Dono de um extenso currículo, com passagens por Palmeiras, Corinthians, São Paulo, ele anunciou a saída do Operário-PR nesta temporada e disse que vai repensar a carreira. Aos 35 anos, fez um gol em oito partidas pela equipe paranaense. Em 2020, também defendeu a Ponte Preta – equipe pela qual marcou seis vezes em 15 jogos.

Fernando Uribe

Aos 32 anos, o centroavante está sem contrato desde setembro, quando rescindiu com o Santos. Atualmente, as partes ainda têm um imbróglio em curso na Câmara Nacional de Resolução de Disputas da CBF. Apesar de ser colombiano, o fato de Uribe não ter vínculo com outra equipe faz com que seja possível registrá-lo mesmo com a janela de transferências internacional fechada.

Uribe teve uma passagem sem balançar as redes pelo Peixe, mas no período anterior, quando defendeu o Flamengo, marcou oito vezes em 37 partidas de 2018 ao início de 2019. O atleta também passou por clubes do México, Colômbia e Itália.

Jackson Martínez

O centroavante de 34 anos acompanha a linha dos estrangeiros sem vínculo com outros clubes. Ele estava no Portimonense, de Portugal, até o início de agosto e está livre desde então. Jackson marcou 11 vez em 54 partidas pela equipe europeia nas últimas duas temporadas. Só que nunca passou pelo Brasil. Revelado no Independiente Medellín, da Colômbia – país em que nasceu -, ele também passou por México, Espanha e China ao longo da carreira.

Mario Balotelli

Centroavante italiano está sem contrato desde julho, quando deixou o Brescia. Aos 30 anos, ele chegou inclusive a ter o nome vinculado ao Vasco ao parabenizar Leven Siano, eleito presidente do Cruz-Maltino – sub judice – na primeira de agora duas votações no clube. Enquanto é especulado em equipes também da Inglaterra, casos do Watford e West Ham, Balotelli mantém a forma física treinando pelo Franciacorta, clube da quarta divisão italiana.

Raffael

Ainda que natural de Fortaleza, no Ceará, Raffael fez apenas o início da carreira no Brasil – por Vitória (base) e Juventus-SP. Aos 35 anos, o meia-atacante está livre no mercado depois de defender o Borussia Mönchengladbach, da Alemanha, por sete anos. Nesse período, virou referência no clube. Foram 72 gols em 201 partidas. Ao longo da carreira, também passou por Chiasso e Zürich, da Suíça, Hertha BSC e Schalke 04, da Alemanha, e Dynamo Kiev, da Ucrânia.

Sebá

Natural de Salvador, o ponta esquerda de de 28 anos está livre desde o fim de outubro – quando encerrou o vínculo com o Shabab, da Arábia Saudita. Pesa a favor do atleta, portanto, o tempo maior em atividade. Sebá disputou a última partida oficial no mês passado e está fora do Brasil desde 2012 – passando por Portugal, Grécia e China. Ele foi revelado pelo Cruzeiro, em 2010. Nas últimas três temporadas pelo Shabab, marcou 14 vezes em 41 partidas.