Foto: Gianluca Vannicelli / Scopigno CUP

O time sub-16 do Fluminense retornou essa semana ao Brasil após uma triunfante excursão pela Europa. Em pouco mais de 20 dias, os “Moleques de Xerém” disputaram e foram campeões de três torneios de base no Velho Continente: a Heemskerk Cup, na Holanda; a Geneva Cup, na Suíça; e a Scopigno Cup, na Itália. E seu maior destaque foi o atacante Kauã Elias, de 16 anos.

Autor de 16 gols nos 16 jogos em que esteve em campo, o jovem terminou como artilheiros dos três torneios e ainda foi eleito o melhor jogador da Geneva Cup. Mas quem é esse atacante que surge como o mais novo postulante à nova joia de Xerém? O ge apresenta um pouco mais do garoto:

 
 
 

Kauã Elias é mineiro, natural de Uberlândia, e começou a jogar bola na cidade em uma escolinha de futsal do Praia Clube. Aos 11 anos, foi levado em 2017 para fazer teste em Xerém, nas categorias de base do Fluminense, e por lá ficou após ser aprovado

Após aproximadamente cinco anos no clube, ele assinou o seu primeiro contrato profissional no último dia 1º de junho, com validade até dezembro de 2026 e multa rescisória de cerca de R$ 280 milhões para o exterior. Valorizado, ele volta ao Brasil após a experiência da primeira excursão internacional e de ter enfrentado clubes como Roma, Lazio, Tottenham, Southampton, Arsenal, Fenerbahçe…

– Muito feliz de ter participado dessas competições na Europa, de grande visibilidade. Feliz também pelo meu desempenho individual e coletivo da equipe, acho que fizemos três belos torneios e amistosos. Isso ajuda muito na nossa carreira e serve também para conhecermos culturas de outros países, idiomas… Fomos sempre bem tratados, então qualquer jogador gostaria de ter essa oportunidade. Nem que sejam só alguns campeonatos, são muito importantes – disse ao ge.

Kauã Elias foi autor de quase 1/4 dos 59 gols que o sub-16 do Fluminense fez ao longo das 17 partidas que disputou na Europa, somando os três torneios de base e três amistosos na Inglaterra, contra Southampton, Tottenham e Arsenal. Ao todo, foram 17 vitórias tricolores com apenas oito gols sofridos durante a excursão.