Venda de ingressos para o último jogo foi confusa (Foto - Cris Dissat - Blog Fim de Jogo)
Venda de ingressos para o último jogo foi confusa (Foto – Cris Dissat – Blog Fim de Jogo)

Por intermédio do blog do grupo político do Fluminense Flusócio, o vice-presidente de projetos especiais do clube, Pedro Antônio, fez um esclarecimento a respeito do problema com a venda de ingressos ocorrido na última partida do Tricolor no Campeonato Brasileiro, domingo passado, contra o Goiás, no Maracanã. O dirigente também falou em soluções futuras para evitar repetições dos empecilhos encontrados.

Veja abaixo na íntegra o conteúdo exposto por Pedro Antônio:

 
 
 

“Prezados Tricolores, Boa noite. Aproveito o Blog da Flusócio para dar algumas informações sobre a operação do Maracanã. Jogo do Botafogo no sábado e pane no sistema de ingressos: Conforme noticiado o sistema de ingressos no Maracanã por volta das 16:45 do sábado entrou em pane de tal forma que os pontos de venda remotos, inclusive nas Laranjeiras e as bilheterias do Maracanã não conseguiam mais vender ou emitir ingressos. A solução que foi encontrada para os diversos problemas que acarretariam caso o mesmo ocorresse no jogo do Fluminense no domingo foi de fazer a emissão de carga de ingressos, isto é, a impressão geral de grande lote de ingressos e não a cada venda ou a cada solicitação. A impressão antecipada dos ingressos gerou grandes benefícios e um grande problema que descrevo a seguir:

Positivo:

– a venda nas bilheterias ficou muito ágil e rápida. As filas na barreira de acesso tiveram no geral cerca de 20 pessoas. Em torno das 16:00hs não chegava nem a haver fila de acesso aos guichês. Em geral o tempo entre chegar na bilheteria, a compra e saída teve o tempo inferior a 10 minutos.

– Tendo em vista de a carga ter ficado concentrada no Maracanã todos os pontos de venda externos foram fechados. Procurando atender os Sócios conseguimos transferir ingressos para as Laranjeiras e já com o sistema funcionando atender regularmante aos sócios.O atendimento prevista para as 10:00hs se iniciou as 9:45 e o tempo máximo de permanência na fila e atendimento ficou sempre inferior a 15 minutos e todos foram atendidos antes do término as 13:00hs.

Negativo:

O Maracanã decidiu previamente imprimir todos os ingressos do Setor Leste. Todos os ingressos do Setor Leste passaram a ter assento marcado e aí complicou porque os torcedores ao chegarem a bilheteria 3 para retirar os ingressos se depararam com um procedimento manual de localizar o ingresso que estava reservado e impresso especificamente para aquele torcedor que havia comprado com lugar marcado. Este procedimento manual chegou a ter uma espera na fila por cerca de uma hora ou mais. Acompanhamos o procedimento, mas não pudemos intervir diretamente na ocorrência mas sim pedir mais equipe e mais agilidade. Com algumas mudanças a fila começou a andar mais rápido e se encerrou com em torno de 20 minutos de jogo. Cabe observar que o jogo já iniciado tinham torcedores chegando para pegar os seus ingressos.

Outras ocorrências relevantes:

Portão de acesso:

O acesso aos portões e atendimento nas roletas funcionou em ótimo nível e sem demora ou filas. Por determinação do Corpo de Bombeiros para evitar grandes aglomerações em algum portão especifico, as roletas passaram a só admitir ingresso especifico daquela entrada e desta forma quem possuía um ingresso com acesso pelo portão B não poderia entrar pelo C apesar de ambos serem da área Sul. Esta medida é definitiva. Como muitos torcedores ao irem para o Sul entravam tanto pelo B como o C alguns tiveram que se dirigir para o portão correto. Como a carteira de ST está com os dados registrados de forma magnética o sócio muitas vezes não se lembrava em que portão estava indicado no email enviado quando da compra. Procurando minimizar o problema, já solicitamos ao Maracanã para alterar o layout do email e colocar bastante destaque para o torcedor observar o portão de entrada. Adicionalmente estaremos fazendo email para os STs e nas nossas mídias eletrônicas.

Sem carga na carteira de ST:

Alguns torcedores do programa ST não concluíram todo o processo de aquisição e desta forma não concluíram o procedimento final que acaba disparando o email de confirmação. O Marketing do Fluminense já está enviando emails aos STs com melhores instruções. Desconfiamos da possibilidade de ocorrer este problema e desta forma montamos uma equipe que procedeu a verificação dos dados e entrega do ingresso. Com os alertas esperamos eliminar em grande parte este tipo de ocorrência.

Novas medidas:

Após o jogo realizamos mais uma reunião com a equipe do Maracanã para analisar a estrutura de Software dos terminais fornecidos para as vendas nos pontos remotos e nas bilheterias. Realmente a aplicação gera muitas etapas o que gera um enorme trafego na rede de dados nos servidores do Maracanã. Estão estudando o assunto e ajustes. Como as alterações de Software demandam tempo e precisam de testes, solicitamos para o próximo jogo termos o processo de “carga” de ingressos nas Laranjeiras. Com este procedimento usaremos em muito menor volume os terminais e teremos um atendimento muito mais ágil. Este procedimento solicitado foi aprovado já para esta semana.

Futuro – retirada de ingressos compra na internet: O Maracanã se encontra em estudo de gerar um “Cartão Maracanã” ou algo similar e aí eles terão um procedimento de ingresso e carga similar ao nosso ST. Com isto cada usuário terá o seu cartão. Acredito que será melhor que a operação de cartão de crédito já que não expira.

Setor Norte – abertura: Regularmente a abertura do setor norte se inicia com a venda integral do Sul. Neste jogo solicitamos a abertura do Norte antes mesmo de ser completada a venda do Sul. Para o jogo do Coritiba com previsão de grande público já enviamos a solicitação de abertura do Norte para os sócios já nesta terça-feira.

Tempos: Estaremos acompanhando com uma equipe do Maracanã o tempo de espera em cada bilheteria e acesso. A partir do jogo do Coritiba ajustamos com a equipe de comunicação do Fluminense de irmos informando em tempo real a situação das bilheterias e acessos aos portões através das mídias sociais.

Pedimos desculpas pelo ocorrido na bilheteria 3 com os torcedores que compraram pela internet e apesar de não ser um procedimento de controle e execução do Fluminense entendemos a importância de ajudarmos a prevenir erros e procedimentos que gerem desconforto aos nossos torcedores. Felizmente não tivemos mais torcedores entrando no Maracanã em pleno intervalo ou mesmo no segundo tempo.

Saudações Tricolores, Pedro Antonio”


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