Fluzão vai a campo às 21h (Foto: Marina Garcia - FFC)

Com o processo de licitação ainda em andamento junto ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, o site ge buscou informações dos três concorrentes pela gestão do Maracanã a respeito de diversos assuntos estratégicos. Gestores em parceria do estado desde 2019, Fluminense e Flamengo garantiram investimento e manutenção da grama natural se vencerem a concorrência. O mesmo acontece com a Arena 360, mas o Consórcio Maracanã para Todos, do Vasco e WTorre, calou-se a respeito indicando sigilo de proposta.

Veja as perguntas e respostas dos dois concorrentes que se manifestaram à reportagem do portal ge:

Consórcio Fla-Flu – CEO Severiano Braga

 
 
 

Qual investimento previsto anual nos cuidados e manutenção de gramado?

Esse investimento faz parte da nossa proposta entregue à Comissão de Licitação e, por motivos óbvios, não deve ser revelado.

O projeto prevê grama 100% natural? Se não, qual percentual de grama sintética? Qual tipo de grama usada?

Grama natural, sem dúvida, da família Bermuda.

Qual estimativa de número de jogos? Vai haver regra para evitar jogos em intervalos curtos? Qual?

O número de jogos dependerá do desempenho esportivo dos permissionários do estádio.

Qual estimativa de programação de shows por ano? Como será controlado para não prejudicar o campo?

O objetivo primordial do Maracanã é a realização de jogos de futebol. Os shows, caso ocorram, só serão possíveis, após a finalização de todo calendário de jogos no estádio e com a garantia de tempo hábil para a recuperação do gramado antes da próxima temporada.

Consórcio Arena 360 – CEO Richard Dubois

Qual investimento previsto anual nos cuidados e na manutenção de gramado?

O valor do investimento será o necessário. Em Brasília gastamos cerca de R$ 2 milhões por ano. Projetamos mais do que isso para o Maracanã por conta da carga mais pesada de jogos. O que podemos afirmar é que teremos uma fazenda, em Saquarema, para transplantes rápidos do gramado “ready to play”. Trocas que serão feitas para que o gramado esteja sempre em ótimo estado.

O projeto prevê grama 100% natural? Se não, qual percentual de grama sintética? Qual tipo de grama usada?

A grama será 100% natural. Até por conta da ”Ready To Play”, conseguiremos fazer testes e experimentar várias sementes e variedades de plantação para entender o que funcionaria melhor para o Maracanã.

Qual estimativa de número de jogos? Vai haver regra para evitar jogos em intervalos curtos? Qual?

Nós prevemos ao menos 70 jogos ao ano. Claro que depende de como cada clube avançar nas suas competições. E os intervalos teremos que ir de acordo com as demandas, tentando sempre permanecer com o gramado nas melhores condições possíveis.

Qual a estimativa de programação de shows por ano? Como será controlado para não prejudicar o campo?

A cidade do Rio de Janeiro tem um potencial enorme para shows nacionais e internacionais, o que beneficia o turismo e a população carioca. Vamos focar no Maracanãzinho e nas áreas externas. Com foco em montagens rápidas e leves. Não haverá prejuízo para o futebol pelo número de shows. Assim como aqui em Brasília, que recebemos um evento de Carnaval durante 10 dias e teremos o jogo do Atlético Mineiro neste sábado (17/02) sem problemas com a jogabilidade. Este é um dos nossos objetivos no Maracanã.