Fluminense teve 63% dos votos entre os mais simpáticos (Foto: Mailson Santana - FFC)

Uma pesquisa realizada pelo AtlasIntel de torcidas do Brasil apontou os clubes com melhor e pior imagem no país. Entre os de melhor imagem, o Fluminense foi o segundo, ficando atrás unicamente do Palmeiras. O resultado foi publicado no site ge.

Já entre os clubes campeões em rejeição o Flamengo ficou em primeiro, seguido por Corinthians e Vasco. Confira o resultado:

Arte: ge
 
 
 

Na pesquisa, é possível ver a opinião dos torcedores de cada clube sobre os demais. O Fluminense foi citado como o mais simpático por apoiadores de Botafogo, Internacional e Palmeiras. Além disso, foi o segundo na opinião dos fãs do Athletico-PR e Vasco, curiosamente. O Tricolor foi ainda terceiro entre os simpatizantes ao Bahia, Cruzeiro e São Paulo.

Já para os torcedores do Fluminense, os clubes mais simpáticos citados, na ordem, foram Palmeiras, América-MG e Athletico-PR. Já os mais rejeitados foram Flamengo, Corinthians e Vasco. Confira a opinião de cada torcida:

Arte: ge

Entenda a metodologia:

A pesquisa Atlas colhe as informações organicamente durante navegação de rotina na internet – em smartphones, tablets, laptops ou computadores. O método – conhecido como RDR (Recrutamento Digital Randômico) – foi desenvolvido pelo AtlasIntel para calibrar as chamadas “amostras robustas”, para assegurar retratos representativos da população alvo – ou seja, a calibragem buscava atingir principalmente pessoas interessadas em futebol que navegavam na internet.

De acordo com o instituto de pesquisa, este método tem duas vantagens: contempla diversas fontes de vieses e lida com a possível super ou sub-representação de grupos demográficos.

A outra é que evita possível impacto psicológico da resposta ao pesquisador nas ruas ou em residências. O AtlasIntel acredita que a pessoa consultada pode responder em condições completamente anônimas e sem receio de causar impressão negativa para o entrevistador ou para pessoas que possam estar ouvindo as respostas.

Além da metodologia, a maior diferença da pesquisa pela internet é o número de municípios consultados. A pesquisa Ipec do ano passado foi a 128. A mais recente da Quaest e da rádio Itatiaia (MG) teve 325 cidades. A do AtlasIntel recebeu respostas de 640 municípios brasileiros.