A hegemonia da base do Fluminense no Rio ficou clara nesta sexta-feira, quando a federação estadual de futsal divulgou um ranking da base do futebol carioca entre o sub-9 e o Sub-13. O Tricolor lidera com 310 pontos, seguido por Flamengo e Vasco, com 300 pontos. A molecadinha de Xerém conquistou 18 títulos em 2017, só pelas quadras, como o NETFLU destrinchou na última semana.

O Fluminense é um dos poucos clubes do Brasil que tem o futsal voltado para a formação de jogadores para o futebol de campo. O esporte, celeiro de craques por todo o mundo, é ligado diretamente à diretoria de Xerém e possui grande integração com atletas e profissionais das duas áreas. Muitos jogadores na equipe principal do clube chegaram ao Tricolor por intermédio do futsal. Os guerreiros das quadras são observados de perto pelos profissionais de Xerém. Atualmente, mais de 100 meninos oriundos do futsal desenvolvem seus talentos em Xerém.

 
 
 

– Estamos fazendo um trabalho diferente na base do Fluminense e os resultados estão aparecendo. É um processo de longo prazo, mas este ranking mostra que estamos no caminho certo. Quero dar parabéns especial ao professor Ivan Proença, que gerencia o nosso futsal com maestria, e também aos profissionais que lutam sempre para o melhor da nossa base. Já temos mais de 100 meninos hoje treinando em Xerém que são oriundos do futsal e a previsão é aumentar ainda mais este número nos próximos anos. Muitos integrantes das comissões técnicas e profissionais que trabalham em Xerém também vieram do futsal, é uma integração completa – disse o diretor esportivo da base, Marcelo Teixeira, em entrevista do NETFLU.

Confira o ranking da Federação de Futebol de Salão do Rio de Janeiro: