Em 1983, Flu superou favoritismo do rival (Foto: Flu-Memória)

Há 37 anos, o Fluminense conquistava o Campeonato Carioca de 1983 e iniciava uma era histórica na memória do clube. O timaço que contava com o Casal 20 (formado por Washington e Assis) e era comandado pelo técnico José Luiz Carbone, encerrou hegemonia do rival Flamengo após o próprio time da Gávea vencer o Bangu e assegurar o título tricolor.

Na época, o Flu não ficava com o Estadual desde 1980. A equipe das Laranjeiras venceu a Taça Guanabara e se garantiu no triangular final. Na primeira partida, empatou em 1 a 1 com o Bangu. Diante do Flamengo, após cobrança rápida de falta de Duílio, Deley fez lançamento para Assis se consagrar como o carrasco dos rubro-negros. O resultado eliminou o rival, favorito ao título.

O Flu, então, precisava torcer para o Flamengo vencer o Bangu, no dia 14 de dezembro. O triunfo rubro-negro por 2 a 0 assegurou a conquista tricolor.

A equipe campeã tricolor contava com nomes como Aldo, Duílio, Ricardo, Jandir, Branco, Paulo Victor, Leomir, Deley, Washington, Assis e Paulinho.

Vale lembrar que depois de vencer o Carioca em 1983, o Fluminense repetiu a dose em 84 e 85. Em 1984, também foi campeão brasileiro.