Patrocínio da Betano rende aproximadamente R$ 20 milhões ao ano para o Fluminense (Foto: Divulgação/FFC)

Em entrevista coletiva na última terça-feira, o presidente Mário Bittencourt admitiu que renegociava com a Betano os valores para o patrocínio master do clube. Na visão do presidente tricolor, o contrato que foi bom quando assinado, agora está defasado. De acordo com o colunista Rodrigo Mattos do site Uol, o parâmetro utilizado pelo Flu no mercado é o do novo acordo do São Paulo, de R$ 50 milhões.

Por ora, a diretoria do Fluminense vem conversando prioritariamente com a Betano. Afinal de contas, o atual compromisso vai até 2025. O valor atual do contrato é em torno de R$ 20 milhões.

 
 
 

Valorizado, o campeão da América utiliza o contrato feito pelo São Paulo com a Superbet por R$ 50 milhões ao ano. A conquista internacional, entende a diretoria, elevou o patamar do Fluminense com a exposição fora das fronteiras brasileiras.

Diz ainda Mattos em sua coluna que a Betano tem interesse de seguir na camisa do Fluminense e reconhece a necessidade de uma valorização do contrato. Há uma conversa para aumentar o montante. A empresa do ramo de apostas esportivas tem a intenção de patrocinar no máximo um clube por praça. Patrocinadora do Tricolor no Rio, tem ainda o Atlético-MG como parceiro.

Não se sabe, no entanto, se a Betano aumentará os valores nos patamares pedidos pelo Fluminense e das outras propostas recebidas pelo clube. É possível que surja algo no meio do caminho. A Betano só negociará com o Vasco se não conseguir chegar a um acordo com o Flu.

Mário Bittencourt, na entrevista, falou que, qualquer coisa que aconteça, tudo será feito dentro de acordo e respeitosamente com a Betano. Afinal de contas, a empresa virou parceira num momento difícil do clube e isso será valorizado. Veja o que ele disse:

— Vou pegar uma palavra de uma pessoa que gosto muito, que é a presidente do Palmeiras, a Leila (Pereira). Outro dia ela disse que a gente tem de tomar cuidado com o que as pessoas falam de valores de mercado. Muitas vezes não passam notícias verdadeiras sobre os valores. Tem muita gente divulgando valor de patrocínio que é de 20, mas dizem que é 60 porque tem bônus. Como em vendas de jogadores, que tem o fixo mais o bônus. Tem gente falando em valor total já incluindo o bônus. O que sai na imprensa não nos importa, pois conhecemos o mercado por dentro. Sabemos quanto as pessoas pagam. As empresas são concorrentes e também se falam. De dez notícias que saíram no início do ano, posso falar que duas são verdade e oito não. Aqui temos uma relação muito boa com os parceiros. E conseguimos credibilidade nas relações. Não é diferente com nosso patrocinador master, que acreditou num momento de dificuldade. Pode ser que continue ou saia. Se continuar, continuará sendo uma relação amistosa e de respeito. Se sair, também. Até porque um dia pode voltar. Nós já dissemos isso ao parceiro que os valores que eram muito bons, hoje estão defasados em relação ao que o mercado está pagando. Não buscaremos valores que o mercado não paga e que o parceiro não possa pagar. Os clubes têm momentos, o do Fluminense é bom, com perspectiva de competições internacionais. Estamos conversando. Entendemos que os valores hoje não condizem com o que o Fluminense merece. Hoje não é um bom valor, mas é um contrato em vigor. Se conseguirmos caminhar para uma renovação, vamos ficar felizes. Estamos sendo procurados por outras empresas desse ramo e de outros. Se trocar, será numa forma amistosa. Quem se disponibilizou a ajudar nos momentos mais difíceis, temos gratidão. Vamos procurar uma readequação do contrato. Se acontecer é bom. Se não acontecer, podemos buscar outro.