No meio do ano, Fluminense recusou proposta do Liverpool para vender André (Foto: Marcelo Gonçalves - FFC)

O Fluminense vive 24 horas decisivas pela manutenção de André e Arias em seu elenco. Isso por que as principais janelas de transferência europeias se fecham no dia 1º de fevereiro, como mostra reportagem do site ge. O assunto foi debatido pelo presidente Mário Bittencourt em entrevista coletiva na última terça-feira, no CT Carlos Castilho. No momento, não há qualquer proposta à mesa.

— Tivemos uma proposta no meio do ano passado (pelo André) do Liverpool de 30 milhões de euros mais alguns bônus. Dissemos não naquele momento não por questões financeiras, porque tínhamos definido com ele que ele ficaria até o fim do ano. Tínhamos o planejamento de ganhar a Libertadores. Teve outra proposta de um outro clube inglês, abaixo dos 30 milhões. Recusamos por considerar abaixo do valor que merece. A relação com ele e o Carlos Leite (empresário) segue muito boa. Eles entenderam que a venda tem de ser para um lugar que ele quer ir. Às vezes chega proposta pra um jogador que é boa pro clube e não é boa pro jogador. Tem de fechar o triangulo com todos convergindo. A cabeça do jogador está boa. É o que mais me preocupo. Ele cumpriu o combinado e eu cumpro com o que é combinado. Hoje temos sondagens e a janela fecha daqui a dois dias. Pode chegar proposta nas 48 horas que agrade ao clube e ele. E pode a janela fechar, acontecendo uma venda agora para ir no meio do ano. Muitos falaram que eu fui irresponsável financeiramente por recusar. Mas se a gente vende e não ganha a Libertadores, falariam que eu fui irresponsável esportivamente. Fred e Angioni monitoram tudo. Pode chegar uma proposta e ele sair. Pode chegar para ir no meio do ano. Creio que pelo menos até o meio do ano vamos fazer essa venda. Será importante para ele seguir a carreira e para nós também é importante financeiramente fazermos essa venda – disse o presidente do Fluminense.

 
 
 

As principais janelas europeias cujas janelas se fecham nas próximas horas são Inglaterra, Espanha, França, Alemanha, Itália e Holanda. Em Portugal, o fechamento é no dia 2 de fevereiro. Já na Turquia vai até o dia 9. A Rússia pode receber transferências até o dia 22. Por fim, na Ucrânia o limite é 12 de março.

Enquanto André atraiu interesse de ingleses, Arias foi alvo do futebol russo. Fluminense e jogador recusaram uma proposta de 12 milhões de euros (cerca de R$ 63 milhões) pelo meia-atacante.

— Saiu em algum lugar que ele recebeu proposta da Rússia e ambos recusaram. Ele e o Fluminense. É verdade. Ele não quis ir pra Rússia e nós também não entendemos que o valor era bom. Não teve nada além disso, nem sondagem. Ele tem um contrato ainda longo conosco e tenho interesse que fique. Já disse a ele e ao representante, que também é muito legal e tem uma ótima relação com a gente. O Arias é muito correto e educado. Ele sempre fala que a gente nunca sabe e é verdade. Nunca sabemos o que pode acontecer. Temos relação boa com os nossos jogadores. Se pensar que um menino da idade do André ficou com a gente pra ganhar a Libertadores e não foi pro Liverpool… – falou Mário na coletiva de terça.