Os números comprovam. A disparidade que existe entre Fla e o Fluminense não é proporcional, pelo menos no que tange os índices de audiência. O blog do “Jornalheiros”, de PC Filho, aponta levantamentos que compravam que o Tricolor levou mais audiência às TVs do que os rubro-negros, na competição mais importante do continente.

Confira:

 
 
 

“A final da Copa Libertadores de 2019, entre Flamengo e River Plate, teve grande audiência na TV Globo. Segundo o UOL, foram atingidos 45 pontos de audiência e 76% de participação (de cada 100 domicílios com TVs ligadas, 76 estavam no canal) no Rio de Janeiro. Em São Paulo, a Globo obteve 32 pontos de audiência e 51% de participação.

Os números são superiores às finais recentes de Copas do Mundo. Porém, a audiência foi inferior à da final da Copa Libertadores de 2008, entre Fluminense e LDU. Na ocasião, o jogo teve, no Rio de Janeiro, 47 pontos de audiência com 71% de participação. Em São Paulo, a partida do Fluminense em 2008 obteve 31 pontos de audiência, somente um a menos que o jogo do Flamengo em 2019.

A comparação pode ser feita em qualquer jogo, de qualquer campeonato: os índices de audiência de Fluminense e Flamengo estão sempre na mesma ordem de grandeza. Um ponto a mais aqui, dois pontos a menos ali, audiência igual acolá. Podem pesquisar, à vontade.

A comparação entre as finais de 2019 e 2008 é somente mais uma evidência de que a distribuição desigual de cotas de TV é injusta. Por que, afinal, a Globo paga (muito) mais pelo ponto de audiência do Flamengo que pelo ponto de audiência dos outros clubes? Não faz sentido algum: é um patrocínio disfarçado ao Flamengo, para colocar nos termos corretos.”