(Foto: Lucas Merçon)

O Maracanã, que tem sediado a maior parte dos jogos de Flamengo e Fluminense, divulgou que recebeu nota 4,89 (que vai até 5 pontos) da CBF na avaliação do Programa Gramados 2018. A pesquisa foi feita entre janeiro a abril deste ano e mostrou uma evolução ainda maior da qualidade do campo de jogo do estádio se comparada com 2017, quando o templo do futebol mundial conquistou 4,67 pontos. O Maracanã S.A investe anualmente R$ 1,5 milhão no cuidado do gramado.

Essa é a terceira edição do Programa Gramados, que busca manter uma avaliação padrão de todos os estádios brasileiros que realizam partidas do Campeonato Brasileiro das séries A, B e C. A medição adota o mesmo padrão de qualidade utilizado na Copa do Mundo 2014 pela FIFA como a certificação das dimensões de campo, incluindo as traves e as linhas auxiliares; a qualidade de corte; o tipo de fertilização; a descompactação do solo; o sistema de irrigação; o manejo adotado na rotina da equipe de manutenção e o preparo do campo para os jogos.

Em 2017, o Maracanã foi o estádio que recebeu o maior número de partidas em todo o país. No total, foram 43 jogos. Já em 2018, o estádio continua a atrair partidas com público recorde. A final do Campeonato Carioca entre Vasco e Botafogo recebeu 64 mil torcedores, tornando-se a partida com maior público do ano.