(Foto: Divulgação - FFC)

Serão definidas, entre terça e quarta-feira desta semana, as oitavas de final da Champions League, principal torneio europeu entre clubes. Com isso, mostra reportagem do site ESPN, que poderão ser conhecidos até três novos classificados para o Super Mundial de Clubes do ano que vem, do qual fará parte o Fluminense. Além do Tricolor, do continente sul-americano também estão garantidos Flamengo e Palmeiras, por terem vencido a Libertadores nos anos anteriores.

Tudo, porém, dependerá dos resultados. Do continente europeu, já estão garantidos no Mundial o Chelsea (ING), Real Madrid (ESP) e Manchester City (ING) por terem vencido as últimas Champions. Além deles, o ranking coloca ainda Bayern de Munique (ALE), PSG (FRA), Inter de Milão (ITA), Porto (POR), Benfica (POR) e Borussia Dortmund (ALE) no torneio.

 
 
 

Os últimos quaotro jogos das oitavas podem definir até três classificados para o Mundial, mas não significa exatamente o preenchimento de 100% das vagas. Isso porque o duelo entre Barcelona (ESP) e Napoli (ITA) tem algumas implicações.

As duas equipes se enfrentarão na Espanha, na terça, após empatarem por 1 a 1 na Itália. Se o Barcelona for eliminado, beneficia o Atlético e Madrid (ESP), independentemente de passar ou não pela Inter de Milão em duelo que acontecerá na quarta. Isso porque os colchoneros têm seis pontos de vantagem no ranking europeu em relação aos catalães. Desta forma, se o Barça cair nesta fase, o Atlético se juntará ao rival de Madrid no Mundial porque não poderá mais ser passado.

Em contrapartida, se quem cair for o Napoli, a Juventus se beneficia. Mesmo fora da Champions, a “Velha Senhora” tem cinco pontos de vantagem sobre o Napoli, atual campeão italiano, no ranking da Fifa para o Mundial.

Já o terceiro classificado que pode ser conhecido nesta semana é um caso curioso. Trata-se do RB Salzburg (AUT), eliminado como lanterna em seu grupo na atual Champions. Para isso, o Arsenal (ING) tem de ser eliminado pelo Porto e o PSV (HOL) tem de cair diante do Borussia Dortmund.

Tudo isso porque se caírem Arsenal e PSV, obrigatoriamente o campeão da atual temporada da Champions terá vaga no Mundial ou tirará a vaga de um outro clube de seu país no ranking, em razão de limitação imposta pela Fifa. A entidade máxima do futebol limitou a dois clubes por país no Mundial, exceto se houver repetição da nação vencedora no torneio continental, a exemplo do Brasil com Fluminense, Flamengo e Palmeiras.

No caso da Europa, por exemplo, mesmo que Barcelona ou Atlético sigam brigando pelo título da Champions até o final e um acabe campeão, só ele poderá ir ao Mundial, já que o outro ficará fora do torneio pelo fato de o Real já estar classificado. O RB Salzburg nesse cenário, por ser austríaco, se beneficia, mesmo sendo só o 18º do ranking da Fifa.

Para a Uefa, o ranking da Fifa tem o seguinte critério para a classificação ao Mundial: 2 pontos por vitória, 1 ponto por empate, 4 pontos por classificação para a fase de grupos, 5 pontos por classificação para as oitavas de final e 1 ponto por classificação às fases seguintes.

Até o momento, 20 clubes já estão classificados para o Mundial: Palmeiras, Flamengo, Fluminense (CONMEBOL), Chelsea, Real, City, Bayern, PSG, Inter de Milão, Porto, Benfica, Dortmund (Uefa), Monterrey (MEX), Seattle Sounders (EUA), León (MEX) (Concacaf), Al Ahly (EGI), Wydad Casablanca (MAR) (África), Al Hilal (SAU), Urawa Red Diamonds (JAP) e Auckland City (NZL) (Oceania).

O Super Mundial de Clubes de 2025 será disputado nos Estados Unidos, entre 15 de junho e 13 de julho do próximo ano, com oito grupos de quatro clubes. Os dois melhores de cada avançam para as oitavas, que serão disputadas em jogo único, como todos os mata-matas até a decisão.