2Os dirigentes principais dos 18 maiores clubes brasileiros se reuniram na última terça-feira, na sede da Rede Globo, em São Paulo. A pauta fo ia divisão das cotas do pay-per-view de R$ 500 milhões que serão destinados às agremiações em 2016 pelo. Eles sugeriram mudanças na metodologia de pesquisa do Ibope e da Datafolha: os institutos deverão deixar de contar mais de um torcedor por lar.

Além do diretor executivo de esportes da Globo, Marcelo Campos Pinto, que está deixando a sua função, e seu sucessor, Pedro Garcia, as empresas foram as encarregadas por conduzir praticamente todo o encontro. Elas explicaram como é feita hoje a pesquisa do PPV: resumidamente, através de ligação para a residência do assinante, que informa o clube para o qual torce e também o de todos os seus dependentes.

 
 
 

Na avaliação dos clubes, esse é um dos pontos que contribui invariavelmente para as distorções criticadas a cada ano. Por isso, a tendência é que, a partir do próximo ano, seja levada em conta somente a equipe do assinante e que passe a abranger também mais cidades do interior do país – atualmente, são contempladas apenas as capitais e Santos.

Uma reunião será realizada dentro de 15 dias, novamente em São Paulo, para encaminhar essa discussão de uma vez por todas.


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