(Foto: Marcelo Gonçalves/FFC)

Fluminense perdeu para o Atlético-MG por 2 a 0, no último sábado, no Mineirão, e viu a vice-liderança do Brasileirão escapar com o resultado. O jogo ficou marcado por erros individuais na defesa e pela baixa intensidade e efetividade da equipe tricolor.

O time do técnico Fernando Diniz foi melhor durante um curto período de tempo, mas o desequilíbrio que levou o Galo à vitória veio com a falha de Felipe Melo no primeiro gol e no pênalti seguido de expulsão de Manoel, quando os donos da casa marcaram o segundo. O Flu se viu impossibilitado de reagir por conta da desorganização e da inferioridade numérica.

 
 
 

A partida começou com um Atlético-MG buscando pressionar a saída de bola do Fluminense e insistindo na tentativa de deixar Hulk no mano a mano com Manoel e, especialmente, com Felipe Melo. Ao Flu faltou mais objetividade no terço final: a equipe tocava a bola, mas tinha dificuldade chegar nesse setor do campo. Até pouco mais de 30 minutos de jogo, o Tricolor pouco agrediu.

A situação mudou aos 33, quando Arias aproveitou sobra e encontrou Caio Paulista entrando na área pelo lado esquerdo. O camisa 70 chutou para o gol, mas parou nas mãos de Everson. A partir daí, foi pressão do Flu, que conseguiu chegar com mais facilidade no campo de ataque. Matheus Martins arriscou um chute para fora aos 35. Aos 37, Cano foi lançado no ataque, limpou a marcação e mandou para a rede, mas o lance foi anulado por impedimento. Martinelli ainda arriscou de longe aos 39, e a equipe pulou de uma finalização para quatro em um intervalo de seis minutos.

Mas o domínio durou pouco, e aos 40 minutos veio o banho de água fria. O Galo pulou na frente no marcador justamente no momento em que o Fluminense conseguiu crescer e estava melhor na partida após uma falha individual. Zaracho recebeu pelo lado esquerdo, Felipe Melo deixou sua posição de marcação para dar o bote no meio de campo, mas não conseguiu e acabou dando espaço para Hulk receber boa enfiada de bola com liberdade e abrir o placar para o Atlético-MG.

No segundo tempo, o Fluminense tentou equilibrar as ações, mas foi o Atlético-MG que criou chances de ampliar o marcador. Hulk foi lançado na frente mais uma vez, mas parou nas mãos de Fábio aos cinco minutos de jogo. Aos 12, após chute de Guga, Felipe Melo fez o corte e quase marcou contra. E aos 16, em chute de Keno, a bola pegou no braço de Manoel, e o árbitro marcou pênalti após revisão no VAR. O zagueiro, que tinha recebido um amarelo três minutos antes, por discussão com Allan, levou o segundo cartão e acabou expulso. Na cobrança, Hulk ampliou o placar.

Se antes o Fluminense já não vinha conseguindo apresentar sua tradicional intensidade em campo na maior parte do jogo, com um a menos, o Tricolor se desorganizou completamente. A equipe sequer passou perto de levar algum perigo ao Galo, com apenas uma finalização durante todo o segundo tempo. O Flu passou muito tempo com a bola no pé (67% de posse), mas não soube o que fazer com ela na maioria do tempo. A partida terminou com 14 finalizações do Atlético e apenas cinco no lado tricolor.

Além disso, o erro de Felipe Melo em um momento em que a equipe estava em uma crescente teve um custo alto. Apesar de ter apresentado uma boa atuação na rodada anterior, um jogo contra o Atlético-MG, atual campeão brasileiro, no Mineirão é uma situação bastante diferente de uma partida com o Juventude no Maracanã. Nos duelos de níveis mais altos, como por exemplo contra o Corinthians (Copa do Brasil) e o Internacional (Brasileirão), o jogador não conseguiu ter um bom desempenho e cometeu falhas, o que leva a questionamentos sobre as escolhas de Diniz em determinadas posições.

Para a próxima partida, contra o Atlético-GO, o técnico Fernando Diniz voltará a ter desfalques. Será o terceiro jogo seguido que o treinador não poderá contar com a zaga titular, já que Manoel vai cumprir suspensão. O lateral-direito Samuel Xavier recebeu o terceiro amarelo e também não vai a campo na quarta-feira. A equipe retornou ao Rio de Janeiro na noite do último sábado, e Diniz terá poucos dias para reavaliar escolhas e solucionar problemas, alguns deles não tão novos.

O Fluminense enfrenta ao Atlético-GO na quarta, às 19h (horário de Brasília), no Estádio Alfredo Accioly. Com a derrot para o Galo, o Flu perdeu a vice-liderança para o Inter e ocupa a terceira posição, com 51 ponto