(Foto: Marcelo Gonçalves/FFC)

Uma curiosidade marca a temporada do Fluminense até aqui em 2023. Ao todo, cinco laterais do elenco tricolor já marcaram gols no ano até o momento, incluindo o volante Alexsander, que foi às redes quando atuava na lateral-esquerda, na goleada por 7 a 0 sobre o Volta Redonda.

Além dele, Marcelo, Guga e Samuel Xavier já deixaram sua marca. O primeiro na final do Campeonato Carioca, no 4 a 1 sobre o Flamengo; o segundo no empate por 2 a 2 com o Athletico-PR, na Arena da Baixada, pelo Brasileirão; e o terceiro já marcou três vezes.

 
 
 

Contra o Volta Redonda, na semifinal do Estadual, e nos dois jogos das oitavas de final da Libertadores, contra o Argentinos Juniors (ARG), Samuel Xavier deu uma de “Germán Cano”. Diogo Barbosa foi o último, contra o Fortaleza. A pergunta que fica é: tem explicação para esse fenômeno inusitado?

A resposta pode estar no modelo de jogo de Fernando Diniz, que prioriza a ofensividade, a movimentação e a troca de posições constantemente. Dessa forma, é mais comum ver um lateral entrando por dentro como um meia, ou mesmo aparecendo dentro da área como atacante.