Foto: Lucas Merçon - FFC

Em possível rota de saída do Fluminense, Gustavo Scarpa interessa a três dos quatro clubes grandes de São Paulo. São eles o Corinthians, o Palmeiras e o São Paulo. Saiba aqui como cada um dos três integrantes do trio de ferro paulista encaram a eventual contratação do apoiador tricolor:

CORINTHIANS

 
 
 

Status

Frio. Corinthians diz ter sido informado de que o Fluminense quer cerca de R$ 23 milhões por 40% dos direitos econômicos do meia, valor que o clube não dispõe. Não houve proposta oficial até o momento.

Por que o clube quer?

A prioridade é reforçar a zaga e as laterais, mas o meio também gera preocupação. O Corinthians sabe que corre o risco de perder Rodriguinho, que nas últimas janelas de transferências recebeu propostas e sondagens da Europa, da China e dos Emirados Árabes. Além disso, Jadson já está com 34 anos e, na visão da comissão técnica, pode não aguentar disputar toda a temporada com alta intensidade. Scarpa agrada muito ao técnico Fábio Carille.

Modelo da negociação

O Timão pensa em trocar jogadores com o Fluminense, mas sabe que a negociação é muito difícil e não se empolga. O clube possui diversas moedas de troca, como atletas que estão sendo pouco aproveitados no elenco ou que retornarão de empréstimo em 2018.

Chegaria para ser titular?

Em entrevista ao canal Fox Sports, o técnico Fábio Carille afirmou que “bom jogador tem vaga sempre”, mas ressaltou que acha improvável a transferência ocorrer. Para que Scarpa fosse titular, o treinador corintiano teria de sacar Rodriguinho ou Jadson ou mesmo mudar o esquema tático do Timão.

Concorrência

O São Paulo, aparentemente, é o principal concorrente. Já o Palmeiras espera que o clube carioca se resolva com os atletas do Palmeiras liberados para negociar. Somente depois desse passo é que o rival alviverde definitivamente abrirá conversa com o jogador.

PALMEIRAS

Status

Morno. Neste momento, a diretoria espera que o clube carioca se resolva com os atletas do Palmeiras liberados para negociar. Somente depois desse passo é que o Verdão definitivamente abrirá conversa com o jogador.

Por que o clube quer?

Desejo antigo, Scarpa quase se transferiu para o Palmeiras no final do ano passado, porém renovou contrato até setembro de 2020. Agora, contratar um meia não é prioridade, sobretudo depois da chegada de Lucas Lima, mas ele seria um reforço “de oportunidade” e também estratégico, a fim de que rivais não se reforcem.

Modelo da negociação

O Fluminense consultou o Palmeiras a respeito da possibilidade de uma troca de jogadores. Scarpa foi criticado pela torcida nesta temporada e entende que seja hora de mudar. Por isso, o clube carioca enviou uma lista de interesse – que teria ao menos seis nomes – e foi liberado a negociar com os palmeirenses.

Chegaria para ser titular?

Não necessariamente. Além do recém-contratado Lucas Lima, o elenco pode contar principalmente com Moisés e Guerra. A priori, Raphael Veiga também faz parte dos planos, enquanto Hyoran deverá ser emprestado – seria um dos nomes da lista tricolor, inclusive.

Concorrência

O São Paulo, aparentemente, é o principal concorrente. Já o Corinthians não confirma interesse, embora empresários digam nos bastidores sobre a possibilidade de um negócio semelhante ao que foi oferecido ao Palmeiras, com troca de jogadores.

SÃO PAULO

O São Paulo foi o único clube que fez proposta por Scarpa. Em seus primeiros dias no comando do futebol, Raí tem feito uma imersão no planejamento de 2018, mas o nome do meia segue agradando bastante.

Por que o clube quer?

Porque Scarpa é jovem (23 anos), tem potencial de mercado e, tecnicamente, poderia entregar características carentes no grupo: dinâmica no meio-campo e mais intensidade com a bola nos pés. O comportamento do jogador, considerado maduro para sua idade, também agrada.

Modelo da negociação

Inicialmente, o São Paulo fez uma proposta para ter Scarpa em definitivo, numa composição de dinheiro mais jogadores. O Fluminense tem interesse em rechear seu elenco à base de trocas, mas o teto salarial do clube, mais baixo em 2018, pode tornar a negociação mais complexa.

Chegaria para ser titular?

Embora seu posicionamento possa ser semelhante ao de Cueva, Dorival anseia por jogadores mais leves e com poder de decisão. Scarpa não faz tantos gols, mas colabora com muitas assistências. Há lugar para ele na equipe do São Paulo.

Concorrência

O interesse do Fluminense em jogadores do Palmeiras coloca um gigante do mercado na parada. O vizinho tem mais a oferecer, mas o São Paulo sustenta, na negociação, a tese de que Scarpa seria “mais um” no elenco do rival, enquanto no Morumbi assumiria papel de protagonista.