(Foto: Divulgação/FFC)

“Faça uma melhor pessoa que teremos um melhor jogador”. O propósito da base do Fluminense vai muito além de uma simples frase e na última semana o Departamento Psicossocial de Xerém realizou mais uma etapa do Projeto Identidade Tricolor, focando as atividades da semana no tema Espírito de Equipe. Os atletas alojados no CTVL participaram de atividades para fortalecer o cognitivo e a criatividade.

O Projeto Identidade Tricolor, com o tema Espírito de Equipe, abordou a proposta metodológica do clube em que as “conquistas coletivas geram benefícios individuais”. Dentro deste tema foram apresentados aspectos essenciais para de fato exercitar o espírito de equipe como a colaboração, solidariedade, empatia, altruísmo, respeito/tolerância, confiança, comunicação e pertencimento. Também foi realizada uma dinâmica para exemplificar todo o conteúdo exposto de forma clara e lúdica. Fazendo os atletas se expressarem e usarem exemplos do cotidiano, para facilitar o processo de compreensão da teoria.

Além da troca de conteúdos e experiências, também foi utilizado o “Treinamente” que é um espaço estruturado no CT em Xerém para o estímulo cognitivo e criativo dos atletas através de jogos, atividades lúdicas e gincanas. Neste espaço, foi proposto a confecção de cartazes em grupos para reforçar o Espírito de Equipe, comprometimento e a criatividade dos Moleques de Xerém.

O Projeto Identidade Tricolor tem como objetivo principal reforçar os valores de Xerém, sendo eles o respeito, comprometimento, espírito de equipe, criatividade e a meritocracia, através de uma abordagem lúdica e dinâmica, estimulando a consciência sobre assuntos relevantes no futebol e em todos os aspectos da vida. Diversos temas são abordados no Projeto, como gratidão, racismo, a história do clube, o hino, personagens importantes na trajetória do Fluminense, entre outros.