Pelé participou de amistoso na Nigéria por 45 minutos

Há exatos 40 anos, Pelé, o Atleta do Século, jogava uma partida pelo Fluminense. Fato esse lembrado pelo próprio Rei do Futebol em seu perfil no Twitter. O ex-jogador atuou pelo Tricolor por acaso num amistoso com o Racca Rovers, da Nigéria.

No dia 26 de abril de 1978, o Fluminense estava em excursão na África e passava pela Nigéria. Pelé, recém-aposentado, também estava por lá em ação de marketing para uma marca de eletrodomésticos. Pelo encontro inusitado, autoridades locais o convidaram para dar o pontapé inicial. Rádios e jornais da região, no entanto, noticiaram que ele participaria do jogo. Pronto. Foi a senha para os cerca de 30 mil ingressos se esgotarem rapidamente.

 
 
 

Presidente do Fluminense à época, Sylvio Vasconcellos tentou desfazer o mal entendido. Só que já era tarde. No estádio lotado, todos queriam ver Pelé em ação. O chefe da polícia local, então, afirmou que se ele não jogasse seria difícil conter a multidão em fúria.

Com o intuito de evitar um grande problema, Pelé, fora de forma e recém-aposentado, arrumou uma chuteira emprestada e foi pro campo atuar por 45 minutos. Não fez gol, mas com ele em campo, o Flu saiu vencendo por 1 a 0, com gol de Marinho. Já sem ele após o intervalo, o Tricolor chegou ao segundo com Arturzinho e ganhou de 2 a 1. Gilson Gênio foi o destaque da partida.