Fluminense perdeu para o Ituano e deixou a Copinha na fase 32 avos de final (Foto: Leonardo Brasil - FFC)

Por muito tempo, o Fluminense carregou o posto de maior campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Porém, depois de ser ultrapassado pelo Corinthians, viu o time paulista abrir vantagem e ainda ganhou a companhia do Internacional como agora segundos maiores vencedores. Isso porque o Tricolor vive grande jejum de conquistas na tradicional competição de base. Seca essa aumentada após a derrota e queda perante ao Ituano, na última sexta-feira, em São Carlos, por 3 a 2, pela fase 32 avos de final.

Agora, são 35 anos sem que o Fluminense conquiste a Copinha. O Tricolor é pentacampeão, mas venceu o torneio pela última vez em 1989. Antes, havia conquistado em 1971, 1973, 1977 e 1986.

 
 
 

Para se ter uma ideia, o Corinthians, com dez títulos, só se igualou ao Fluminense em 2004. Naquele ano, os corintianos se tornaram pentacampeões. Porém, venceram cinco vezes novamente depois. Numa delas, superou o próprio Flu, na decisão em 2012.

O Internacional igualou o feito do Fluminense em 2020. A dupla ainda vê de perto os tetracampeões que podem chegar juntos. Casos de São paulo e Flamengo.

Neste ano, o Fluminense ainda disputou o torneio com um time de média de idade mais baixa. Isso em virtude das férias do grupo principal que disputou o Mundial de Clubes, em dezembro passado, na Arábia Saudita. Desta forma, a pré-temporada tricolor visando às primeiras rodadas do Campeonato Carioca está contando com os reservas, trio de reforços contratado (Felipe Alves, Antonio Carlos e Renato Augusto) e os principais jogadores sub-20.