Nesta quarta-feira, o Fluminense recebeu o Luverdense no Maracanã pela 3ª fase da Copa do Brasil e, sob uma chuva torrencial, bateu o adversário por 2 a 0 para garantir sua classificação para a 4ª fase do torneio. Yony González marcou o primeiro e Luciano sacramentou a vaga já no fim da partida. O jogo foi marcado por um dilúvio que caiu na primeira etapa e que deixou o gramado do estádio absolutamente impraticável.

Precisando da vitória, o Fluminense iniciou a partida com o controle da posse de bola, mas, como de costume, com dificuldades na criação de jogadas. Fechado, o time visitante não facilitava a entrada do Tricolor em sua área com a bola rolando. Muito por isso, a primeira chance do Time de Guerreiros veio na bola parada: Caio Henrique levantou e Yony González cabeceou por cima da meta.

 
 
 

A estratégia do Luverdense era bem clara: se fechar atrás e jogar no erro do Tricolor por uma bola para surpreender. Como se não bastasse, a chuva apertou e tornou-se mais um desafio para o Fluminense no jogo. Aos poucos, poças d’água começaram a se formar no gramado até tornarem o futebol impraticável. À medida que a tempestade não dava trégua, o jogo ia ficando mais feio e parecia cada vez menos com futebol e mais como polo aquático.

Com o 0 a 0 no placar, a segunda etapa começou tensa, mas com menos água acumulada no campo. O resultado levava a partida para os pênaltis, por isso, o Fluminense precisava de um gol a qualquer custo. E para o alívio do torcedor, ele saiu logo aos 3 minutos. Everaldo levantou na grande área e Yony se antecipou ao goleiro do Luverdense para tocar de cabeça e estufar as redes: 1 a 0.

Em desvantagem, o time mato-grossense foi obrigado a sair mais para o jogo e abdicar de sua estratégia defensiva. Dessa maneira, o Tricolor teve mais espaços para atacar e criar suas chances. Em vacilo do goleiro Edson, Luciano quase fez o segundo, mas o adversário se recuperou no lance e evitou. Na parte final do jogo, o time visitante se lançou a frente no desespero e o Flu teve oportunidades de matar o jogo em contra-ataques.

O segundo gol que sacramentou a classificação nasceu de um passe espetacular de Allan, que encontrou Luciano sozinho entrando no meio da defesa. O artilheiro bateu na saída do goleiro para acalmar de vez o coração do torcedor tricolor, que voltou para casa encharcado, mas aliviado com o 2 a 0. Agora, o Tricolor aguarda seu adversário na próxima fase que será conhecido em sorteio na próxima sexta-feira.

O Fluminense foi a campo com: Rodolfo; Gilberto, Matheus Ferraz, Nino e Caio Henrique; Allan (Daniel 45’/2ºT), Bruno Silva e Paulo Henrique Ganso (Dodi 35’/2ºT); Luciano, Everaldo (Mateus Gonçalves 39’/2ºT) e Yony González.