Washington foi campeão brasileiro pelo Fluminense em 2010 (Foto: Wallace Teixeira - Photocamera)

Hoje aposentado dos gramados, Washington Coração Valente, um dos ídolos da história recente do Fluminense, ainda detém um importante recorde. É o maior artilheiro de uma edição de Campeonato Brasileiro. Em 2004 fez 34 gols com a camisa do Athletico-PR. Agora, aponta quem pode ameaçar sua marca e citou o tricolor Germán Cano.

– Tem o Cano (atacante do Fluminense), que foi o jogador que chegou mais perto recentemente. O Pedro (jogador do Flamengo), eu também vejo com potencial para isso. E é difícil dizer outro jogador. Apenas esses dois mesmo. O Palmeiras é um time que também poderia ter um jogador nessas condições, por ser um time muito forte, talvez o Flaco López – disse ao site Torcedores.com.

 
 
 

Washington conseguiu tal marca quando o Brasileirão tinha 42 rodadas e não as 38 atuais. Até por isso, considera difícil que alguém quebre o seu recorde.

– É muito difícil chegar aos 34 gols hoje em dia, são menos jogos e os grandes times disputam o Brasileiro com até outras duas competições ao mesmo tempo, então o jogador não consegue jogar todos os jogos do Brasileirão. Em 2004, o Athlético disputava apenas o Brasileiro e isso faz diferença – opinou.

O ex-centroavante teve duas passagens pelo Fluminense. Uma em 2008 e outra em 2010. Na segunda, sagrou-se campeão brasileiro e se aposentou em seguida. Disputou um total de 83 jogos, com 45 gols e dez assistências pelo Tricolor.